Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Antestreia do primeiro filme sobre papa Francisco será vista por pessoas pobres

Imagem

Antestreia do primeiro filme sobre papa Francisco será vista por pessoas pobres

O filme “Chiamatemi Francesco”, considerado o primeiro sobre o papa Francisco, terá hoje a antestreia no Vaticano, e os sete mil ingressos disponíveis foram «exclusivamente reservados» a pessoas sem recursos financeiros e a voluntários ao seu serviço de Roma e arredores.

«O Santo Padre quis convidar os pobres, os sem-teto, os refugiados, as pessoas mais carenciadas, juntamente com os seus voluntários, religiosos e leigos, que trabalham diariamente na caridade», anunciou a Esmolaria Apostólica em comunicado divulgado pela Rádio Vaticano.

Antes da projeção, a Banda Musical da Guarda Suíça Pontifícia oferecerá a todos os «hóspedes de honra» convidados para a Sala Paulo VI a execução de alguns trechos musicais, seguindo-se uma breve apresentação e a saudação do realizador do filme, Daniele Luchetti, e de alguns dos protagonistas.

No fim da exibição serão oferecidos produtos doados propositadamente para a ocasião por alguns benfeitores, conclui o comunicado.

“Chama-me Francisco”, a estrear nas salas de cinema italianas a 3 de dezembro e que até agora foi vendido para 40 países, conta a história de Jorge Bergoglio desde que decide abandonar os estudos em Química e a namorada para entrar na vida religiosa.

A narrativa acompanha o protagonista nos primeiros anos como jesuíta, durante o difícil período da ditadura na Argentina, que o filme mostra com realismo, e depois como responsável pela comunidade nacional da Companhia de Jesus, quando acabou por esconder seminaristas e jovens que fugiam à polícia política.

A missão como “padre de estrada”, já nos anos 90, o chamamento de S. João Paulo para se tornar bispo auxiliar de Buenos Aires e a atenção às periferias, na capital da Argentina, são algumas das etapas apresentadas no filme, que termina com imagens reais da Praça de S. Pedro, no Vaticano, quando Francisco saúda a multidão.

O realizador, citado pelo jornal “La Repubblica”, pretendeu evitar fazer de Bergoglio um «santinho», dando antecipadamente ao espectador a ideia de que iria ser o futuro bispo de Roma.

«O meu modelo foi “A rainha”, de Stephen Frears”, revelou Daniele Luchetti, acrescentando que a equipa falou com muitas pessoas na Argentina: «Em Buenos Aires não existe praticamente ninguém que não tenha uma recordação pessoal do papa».

O produtor revelou que uma cópia do filme, com legendas em inglês, foi enviada para o presidente dos EUA, Barack Obama.

«Senti sobretudo a responsabilidade de retratar uma figura da sua estatura; a dificuldade não foi tanto interpretá-lo de maneira credível exteriormente, mas expressar a sua emotividade, interioridade e espiritualidade», afirmou o ator argentino Rodrigo de la Serna, o primeiro protagonista de Bergoglio, personagem que quase o ensinou a rezar.

Sergio Hernandez, que interpreta o Bergoglio da maturidade, que chega a Roma para o Conclave, destacou a importância do filme: «É seguramente o papel mais importante da minha carreira».

«Comecei esta viagem que não acreditava e hoje encontro-me, se não for por outros motivos, a acreditar nas pessoas que acreditam. Na Argentina conhecemos padres extraordinários e o encontro com a figura do papa Francisco seduziu-me completamente», declarou o realizador.

 

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 01.12.2015 | Atualizado em 29.04.2023

 

 
Imagem
«Comecei esta viagem que não acreditava e hoje encontro-me, se não for por outros motivos, a acreditar nas pessoas que acreditam. Na Argentina conhecemos padres extraordinários e o encontro com a figura do papa Francisco seduziu-me completamente»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos