Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Arquidiocese de Évora recebe ciclo de concertos de órgão nas igrejas

A igreja de S. Francisco, em Évora, recebe este domingo, 25 de março, a estreia do ciclo “Música nas Igrejas – Concertos de Órgão”, que vai percorrer a arquidiocese eborense até maio.

O organista Rafael Reis apresenta às 16h30 o programa "Música Espiritual para o Tempo de Arrependimento", no Órgão Oldovino da Capela-mor, com obras de Andrea  Gabrieli, Claudio Merulo, Pedro d’ Araujo, Manuel Rodrigues Coelho, Domenico Zipoli, Johann Pachelbel, Dietrich Buxtheude e Johann Sebastian Bach.

A iniciativa organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação da Casa de Bragança - Paço Ducal de Vila Viçosa, Cabido da Sé e Paróquia de S. Pedro prossegue a 28 de abril, às 21h30 na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa.

No concerto de órgão e pianoforte Rafael Reis e Patrizia Gilibert tocam peças de Pedro d’Araujo, João Lourenço Rebelo, Giuseppe Guami, Andrea Gabrieli, Aurelio Bonelli, Domenico Scarlatti, Severo Giussani, Marcos Portugal, Antonio Soler, Mattia Vento e Ramón Ferreñac.

O órgão renascentista da catedral de Évora vai ser tocado a 6 de maio por Jorge Garcia Martin, que às 16h30 executa composições de Jorge García, Tomas Luis de Victoria, Juan Cabanilles, Francisco Correa de Arauxo e Jose Lidon.

O último concerto decorre a 19 de maio, pelas 21h30, na igreja matriz de Alvito, com obras de Giuseppe Guami, Pedro d’Araujo, João Lourenço Rebelo, Aurelio Bonelli, Domenico Scarlatti, Severo Giussani, Marcos Portugal, Antonio Soler e Ramón Ferreñac interpretadas ao órgão e cravo por Rafael Reis e Patrizia Giliberti.

O ciclo inclui ensaios e animações pelo organista Rafael Reis, realizando-se o primeiro durante a tarde de 27 de abril na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, no período de visitas ao Museu do Paço Ducal.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 23.03.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoÓrgão da igreja de S. Francisco

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página