Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

7.ª Jornada da Pastoral da Cultura

Arte, ciências sociais e cultura unem-se no "Elogio da Fraternidade"

História, literatura, cinema, arquitetura, música e ciências humanas são algumas das disciplinas convocadas pela Igreja Católica para a 7.ª Jornada da Pastoral da Cultura, que decorre hoje em Fátima.

Mais de uma centena de pessoas participam no encontro, dedicado ao “Elogio da Fraternidade”, tema que conclui a trilogia iniciada em 2009 com a “Liberdade” e que prosseguiu no ano seguinte com a “Igualdade”.

“No contexto das comemorações do centenário da República, a proposta da Pastoral da Cultura foi refletir os três eixos que emergiram da Revolução Francesa”, em 1789, mas que têm “um lastro muito anterior e do qual o cristianismo, de maneira alguma pode ser considerado ausente”
.
No entender do bispo responsável pela Pastoral da Cultura, D. Manuel Clemente, a fraternidade “não é espontânea”, pelo que nem a legislação “pode ‘obrigar’ a sentir o outro como irmão”, vinculação que é “íntima, disponível e gratuita”.

“Quanto mais contíguos, habitacional ou laboralmente, também mais ambíguos nos manifestamos, na discrepância flagrante entre a ‘fraternidade’ ideologicamente enunciada e a pouca em que realmente (con)vivemos, por falta de motivação religiosa ou filantrópica”, assinala o prelado na página da Pastoral da Cultura.

FotoLídia Jorge, D. Manuel Clemente, José Mattoso, padre José Tolentino Mendonça

Para o diretor deste organismo, padre José Tolentino Mendonça, “a cultura não pode ser apenas a gestão do minimalismo ético”, dado que ela “precisa de metas humanas amplas, comprometidas com a generosidade da entrega e do dom”, se quiser corresponder às “aspirações profundas” que representa.

O programa da Jornada, que decorre até às 17h00, inclui uma mesa-redonda entre Manuel Clemente, Manuel Braga da Cruz, reitor da Universidade Católica Portuguesa, e Manuel Carvalho da Silva, presidente da central sindical CGTP.

Antes deste debate, agendado para as 14h30, o tema do encontro foi refletido através de diferentes olhares, começando pela intervenção do historiador José Mattoso, que às 10h30 abriu o encontro com a conferência “Sabedoria e fraternidade”.

Foto

O historiador afirmou que a sabedoria «mostra que cada gesto de solidariedade», cada «ato de maior renúncia a favor de alguém» representa «mais um passo» que «aproxima da fraternidade».

Para José Mattoso, «se algum progresso houve foi à custa da fraternidade», pois «a técnica e a racionalidade são impotentes para resolver os problemas da humanidade».

«A sabedoria diz que é preciso temperar, por meio da teoria e da prática, por meio de sinais, com a atenção aos pequenos gestos, com a gratuidade e dom, com o respeito da dignidade de cada homem, mulher e crianças, pela evidência de que o mundo em que vivemos é limitado», acrescentou.

Foto

“Que sabe a cultura acerca da Fraternidade?” foi a pergunta lançada pela escritora Lídia Jorge, tendo-se seguido a projeção do filme “Os milionários”, menção honrosa do júri da Igreja Católica no festival internacional de cinema Indie Lisboa 2011, com a presença do seu realizador, Mário Gajo de Carvalho.

O teólogo Joaquim Félix de Carvalho e os arquitetos António Jorge Cerejeira Fontes e André Cerejeira Fontes apresentam antes do almoço o projeto da Capela do Seminário Conciliar de Braga, que classificam como “Uma experiência de fraternidade na construção do espaço litúrgico”.

O encontro é retomado com a mesa-redonda, e pelas 16h30 decorre a entrega do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, distinção da Igreja Católica em Portugal que na edição de 2011 é atribuída ao compositor Eurico Carrapatoso.

Foto

“É de toda a justiça iluminar um percurso” que “sempre tem tentado um diálogo com o nosso cancioneiro tradicional e tem procurado, de forma inspirada, a voz de poetas emblemáticos”, sublinha Tolentino Mendonça em texto publicado no site do SNPC.

A cerimónia de entrega do prémio, patrocinado pela Rádio Renascença, conta com a atuação do Coro Olisipo, que antecede o encerramento da jornada, previsto para as 17h00.

 

Rui Martins / Lígia Silveira
Agência Ecclesia / SNPC
17.06.11

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.