Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Arte inspira debate sobre sínodo

Imagem

Arte inspira debate sobre sínodo

As paróquias que compõem a vigararia de Mafra vão aprofundar o significado do sínodo que decorre atualmente no Patriarcado de Lisboa através de um ciclo de conferências que incide sobre a arte.

A iniciativa visa apresentar as principais igrejas do território «nas vertentes da arquitetura, pintura, escultura e música», dando a conhecer «o património religioso local», mostrando-o e contextualizando-o nas comunidades em que foi construído, explica um comunicado enviado hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«O Cristianismo, desde as suas origens, fez da Arte uma forma de evangelização. Ela associou, igualmente, Estética e Ética. A Arte tem como especifico dever e objetivo a Beleza», sublinha a nota.

Os organizadores citam o Catecismo da Igreja Católica quando refere que o ser humano «exprime também a verdade da sua relação com Deus Criador pela beleza das suas obras artísticas».

A valorização da arte sacra insere-se no lema do sínodo diocesano, “O sonho missionário de chegar a todos”, ao «exprimir, de alguma forma nas obras humanas, a beleza infinita de Deus», como aponta o Catecismo.

A primeira conferência decorreu esta sexta-feira na igreja de Santo André, em Mafra; o calendário continua a 27 de fevereiro (S. Miguel do Milharado), 27 de março (S. Miguel de Alcainça), 24 de abril (Nossa Senhora da Encarnação), 29 de maio (Nossa Senhora do Livramento), 3 de julho (S. Pedro da Ericeira), 30 de outubro (S. Silvestre do Gradil) e 27 de novembro (Santo Isidoro).

Organizadas em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, as conferências, com entrada gratuita e início sempre às 21h30, prosseguem em 2016 nas outras igrejas da vigararia.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 26.01.2015 | Atualizado em 29.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos