Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Árvore de Natal do Vaticano vai ser decorada por crianças em tratamento oncológico

Imagem

Árvore de Natal do Vaticano vai ser decorada por crianças em tratamento oncológico

A árvore de Natal instalada anualmente na Praça de S. Pedro, no Vaticano, vai incluir, entre os seus elementos decorativos, trabalhos em barro criados por crianças que estão a ser tratadas em secções oncológicas de vários hospitais italianos.

As bolas que penderão da árvore incluirão representações dos sonhos e desejos das crianças, que participaram num programa de terapia através da cerâmica gerido pela Fundação Condessa Lene Thun, revela hoje a Rádio Vaticano.

Algumas das crianças que participam na iniciativa serão abraçadas pelo papa Francisco na audiência geral de 18 de dezembro.

O presépio e a árvore de Natal da Praça de S. Pedro vão este ano ficar prontos mais cedo, estando a conclusão prevista a tempo do início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que começa a 8 de dezembro.

A árvore de Natal, oferecida pela região alemã da Baviera, é um abeto vermelho de 32 metros, que devido ao transporte será reduzido para 25, estando a sua chegada prevista para a noite de quarta para quinta-feira.

O presépio, doado pela arquidiocese e Província Autónoma de Trento, em parceria com a Associação Amigos do Presépio de Tesero, reproduzirá as típicas construções rurais da região italiana.

A cena será composta por 24 figuras de tamanho natural, em madeira esculpida e pintada, divididas em dois grupos: o principal diz respeito à natividade, com Maria, José e o Menino Jesus ao centro, acompanhados pelos três magos que chegam para a adoração.

Em plano secundário dispõem-se personagens características da região de Trento da primeira metade do século XX. Uma das figuras masculinas inclina-se sobre outra, idosa, auxiliando-a, evocando a parábola bíblica do bom samaritano e, portanto, a misericórdia.

A iluminação do presépio e da árvore ocorre na tarde de 18 de dezembro.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 17.11.2015 | Atualizado em 29.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos