A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Pintura

Aurélia de Souza

Aurélia de Souza nasceu na década de 60 do século XIX, tendo sido uma das últimas pintoras enquadrada no movimento do Naturalismo. A sua geração formou-se das academias de belas-artes do Porto e Lisboa.

A casa onde viveu foi fonte de inspiração para muitas das suas obras. O interesse da captação dos efeitos de luz é visível nas várias perspetivas sobre o rio Douro, feitas a diferentes horas do dia e épocas do ano.

O vídeo seguinte foi extraído do DVD “Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal”, produzido pelo Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, integrado na Universidade Católica Portuguesa (Porto).

O estudo baseado em artistas dos séculos XVI a XXI foi iniciado em 2009, com o objetivo de «aprofundar o conhecimento sobre determinada obra, sobre o próprio pintor, sobre a corrente artística em que cada um se insere e a forma como os materiais e as técnicas de execução foram evoluindo, ao longo dos tempos».

 

 

 

© Universidade Católica Portuguesa | 24.11.11

Imagem
Auto-retrato de Aurélia de Souza

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página