A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Pintura

Universidade Católica produz DVD sobre obra, materiais e técnicas de pintores do Norte de Portugal

O Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, integrado na Universidade Católica Portuguesa (Porto), produziu um DVD relativo ao projeto “Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal”.

O estudo baseado em artistas dos séculos XVI a XXI foi iniciado em 2009, com o objetivo de «aprofundar o conhecimento sobre determinada obra, sobre o próprio pintor, sobre a corrente artística em que cada um se insere e a forma como os materiais e as técnicas de execução foram evoluindo, ao longo dos tempos».

O DVD de distribuição gratuita abre com dois capítulos técnicos, dedicados à elaboração das pinturas ao longo dos tempos e aos métodos de análise.

O disco, que inclui secções dedicadas a géneros específicos de pinturas, como de caixotões e altares, estuda a obra de artistas como Vasco Fernandes, Francisco Correia, Aurélia de Souza, Abel Salazar, Júlio Pomar e Albuquerque Mendes.

Neste primeiro vídeo oferecemos as duas primeiras secções do DVD: a explicação introdutória do projeto e as técnicas de pintura.

Os restantes extractos podem ser consultados através das ligações indicadas no fim desta página ("Artigos relacionados").

 

 


© Universidade Católica Portuguesa | 01.12.11

Capa do DVD

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.