Diocese de Beja
Basílica de Castro Verde acolhe Haydn, Ligeti e Schoenberg em novo concerto do Festival Terras Sem Sombra
Monumento ímpar do Barroco joanino, a Basílica Real de Castro Verde oferece o cenário para mais um concerto do Festival Terras sem Sombra, o quinto da edição de 2013, a 22 de Junho, às 21h30.
Serão interpretadas, pelo mais internacional dos ensembles espanhóis de cordas, o Cuarteto Casals, três obras culminantes dos compositores Gyorgy Ligeti, Franz Joseph Haydn e Arnold Schoenberg.
O espectáculo – dirigido por Giovanni Andreoli, maestro do Teatro Nacional de S. Carlos – assinala a estreia do Coro Terras sem Sombra, fundado por outro maestro bem conhecido do meio português, Sérgio Fontão de Carvalho, que já actuou várias vezes no festival organizado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.
Lux Aeterna para 16 vozes, de Ligeti, As Sete Últimas Palavras do Nosso Redentor na Cruz para quarteto de cordas op. 51, de Haydn, e De Profundis, op. 50B para coro a capela, de Schoenberg, foram os desafios propostos pelo director artístico do Festival, Paolo Pinamonti.
«As obras escolhidas por Pinamonti representam uma síntese do impacto da espiritualidade na criação contemporânea e elevam a um nível surpreendente o legado romântico; isto torna-as uma experiência estética, mas também existencial, muito especial», considera o diretor do festival, José António Falcão.
Na manhã de domingo, dia 23, músicos, espectadores e voluntários locais partem para o terreno, numa actividade associada à pecuária extensiva, e vão intervir no maneio de uma exploração de ovinos e acompanhar um rebanho de ovelhas numa rota de microtransumância entre os campos de pastagem, a sul, e os restolhos, a norte.
Festival Terras Sem Sombra / SNPC
© SNPC |
17.06.13

Cuarteto Casals

Festival Terras Sem Sombra: Milagre no Alentejo | VÍDEO + IMAGENS |
Nova edição do festival de música sacra Terras Sem Sombra promove ecologia e divulga produtos do Alentejo





