Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Beleza e verdade: Bento XVI concluiu último retiro quaresmal enquanto papa

Concluiu-se na manhã de sábado, no Vaticano, o retiro quaresmal da Cúria Romana e do papa, que resigna ao pontificado esta quinta-feira, a partir das 19h00 (horas de Lisboa).

Após a última reflexão do pregador, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, Bento XVI tomou a palavra para agradecer.

«No final desta semana espiritualmente tão densa, permanece somente uma palavra: obrigado, obrigado a vós por esta comunidade orante em escuta, que me acompanharam esta semana. Obrigado principalmente ao senhor, eminência, por estas caminhadas tão belas no universo da fé e no universo dos salmos. Ficamos fascinados pela riqueza, profundidade e beleza desse universo da fé e estamos gratos porque a palavra de Deus nos falou de modo novo, com nova força.»

O tema dos exercícios espirituais orientados pelo presidente do Pontifício Conselho da Cultura, “arte de crer, arte de rezar”, suscitou em Bento XVI a lembrança de que os teólogos medievais traduziram a palavra "logos" [palavra de origem grega com que o início do evangelho segundo São João qualifica Jesus] não somente como "verbo", mas também como arte.

«O "logos" não é somente uma razão matemática. O "logos" tem um coração, o "logos" é também amor. A verdade é bela e a verdade e a beleza caminham a par: a beleza é o selo da verdade», vincou.

Para Bento XVI, o mal e o sofrimento comprometem a criação: «Parece que o maligno quer permanentemente sujar a criação para contradizer Deus e para tornar irreconhecível a sua verdade e a sua beleza». 

Na narrativa da morte de Jesus, lê-se que lhe impuseram uma coroa de espinhos: «Nesta figura sofredora do Filho de Deus começamos a ver a beleza mais profunda do nosso Criador e Redentor", assinalou.

«Possamos, no silêncio da noite escura, ouvir ainda assim a palavra. E acreditar nada mais é do que, na obscuridade do mundo, tocar a mão de Deus e assim, no silêncio, ouvir a Palavra, ver o amor», acrescentou.

A terminar, Bento XVI dirigiu uma palavra de agradecimento aos membros da Cúria que participaram no retiro.

«Gostaria de agradecer a todos vós não somente por esta semana, mas por estes oito anos em que carregaram comigo, com grande competência afeto, amor e fé o peso do ministério petrino», afirmou.

«Permanece em mim esta gratidão e mesmo que agora acabe esta visível comunhão exterior, permanece a proximidade espiritual, fica uma profunda comunhão na oração. Nesta certeza prosseguimos, certos da vitória de Deus, certos da verdade da beleza e do amor. Obrigado a todos vós.» 

O papa também endereçou uma carta de agradecimento ao cardeal Gianfranco Ravasi, em que realça o trabalho «brilhantemente» realizado nas meditações.

O itinerário proposto pelo prelado italiano permitiu renovar a arte de crer: «[Trata-se de] uma exigência solicitada pelo Ano da Fé, que se torna ainda mais necessária pelo momento especial que eu pessoalmente e a Sé Apostólica estamos a viver».

«O Sucessor de Pedro e os seus colaboradores são chamados a dar à Igreja e ao mundo um testemunho de fé claro, e isso só é possível graças a uma profunda e estável imersão no diálogo com Deus», salientou Bento XVI.

De acordo com a Rádio Vaticano, o papa encontra-se esta manhã com o presidente de Itália, Giorgio Napolitano, acompanhado da mulher.

No domingo, às 11h00, Bento XVI preside à última oração mariana do Angelus a partir da praça de São Pedro, no Vaticano.

Na segunda-feira, segundo a mesma fonte, o papa reúne-se com alguns cardeais, em audiências individuais.

Para quarta-feira Bento XVI dirige a derradeira audiência geral, prevista para a Praça de São Pedro, onde é esperada significativa presença de fiéis.

Às 10h00 de quinta-feira, último dia do pontificado, o papa saúda os cardeais presentes em Roma.

Pelas 16h00 parte de helicóptero para Castel Gandolfo, residência pontifícia, sendo recebido por autoridades civis e eclesiásticas. Durante a tarde Bento XVI saúda os fiéis reunidos à entrada do Palácio Apostólico. Às 19h00 Bento XVI deixa de ser papa e começa a Sede Vacante.

Espera-se que o regresso ao Vaticano ocorra dentro de dois meses, após as obras de remodelação do mosteiro Mater Ecclesiae, onde residirá.

Foto

 

Rádio Vaticano / Rui Jorge Martins
© SNPC | 23.02.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Bento XVI e cardeal
Gianfranco Ravasi
Foto: Rádio Vaticano

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.