A Biblioteca São Paulo é um dos nove projetos portugueses finalistas da edição deste ano dos prémios FAD de Arquitetura, criados em 1958 para distinguir as melhores obras de Barcelona, Catalunha e Península Ibérica.
De autoria de Patrícia Marques e J. Paulo Costa (gabinete Site Specific), o projeto, que concorreu na categoria de Interiores, localiza-se em Apelação (Loures), na sede da Paulus Editora, propriedade da Sociedade São Paulo, refere uma nota de imprensa enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
«Fazendo parte da paulatina renovação do edifício dos anos 60, com recursos económicos muito limitados», a intervenção proporcionou a «criação de um ambiente de recolhimento envolvente, simples, sereno e muito propício à leitura e estudo», explica a declaração do júri.
Os jurados consideram que «a luz», a par dos «materiais, texturas e cores são a base da sábia intenção arquitetónica que, com sensibilidade e inteligência, interpreta as necessidades espirituais da comunidade religiosa».
Na edição de 2015 dos Prémios FAD foram submetidas 458 obras a concurso, em cinco categorias (Arquitetura, Interiores, Cidade e Paisagem, Intervenções Efémeras e Pensamento e Crítica). Destas, 37 são finalistas e nove são projetos portugueses.
Os vencedores do concurso organizado pela Arquinfad são conhecidos a 2 de julho, durante o FADfest, evento que se realiza em Barcelona.
A Arquinfad é uma associação cultural sem fins lucrativos de carácter interdisciplinar dedicada ao desenho. Integrada na FAD - Fomento das Artes e do Desenho, a instituição tem como objetivo congregar e apoiar os profissionais e organismos que intervém na conceção do espaço, como arquitetos e especialistas em interiores, cenografia e iluminação.
Rui Jorge Martins