Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Biblioteca do Vaticano apresentou parceria para digitalização de 82 mil manuscritos

O acordo entre a Biblioteca Apostólica do Vaticano e a empresa NTT Data, sediada em Tóquio, para a digitalização de 82 mil manuscritos foi apresentado esta quinta-feira na sala de imprensa da Santa Sé.

«Com este projeto, a Biblioteca volta a relacionar-se com as instituições de diversas regiões do mundo, prosseguindo a sua política geral, os seus objetivos e perspetivas, fazendo-o graças aos seus manuscritos, que são um sinal da universalidade da cultura», acentuou o arcebispo Jean-Louis Bruguès.

Os manuscritos a digitalizar «vão da América pré-Colombo ao extremo oriente chinês e japonês, transitando por todas as culturas e línguas que animaram a cultura da Europa», revelou o bibliotecário.

«A missão humanista que caracteriza a Biblioteca abre-a a tudo o que é humano, até às más variadas periferias culturais do ser humano; e com este espírito humanista quer conservar e tornar disponível o imenso tesouro da humanidade que lhe foi confiado. Por isso digitaliza-o e oferece-o para consulta livre na internet», acrescentou.

O projeto conta de uma fase inicial de quatro anos, em que serão digitalizados três mil manuscritos, que poderá prolongar-se para uma segunda etapa que compreenda os 82 mil volumes, com mais de 40 milhões de páginas, redigidos entre os séculos II e XX.

«Todos os manuscritos digitalizados graças a este projeto estarão disponíveis na internet da Biblioteca Apostólica Vaticana na forma de imagens de alta definição», sublinhou o presidente da NTT Data.

Com este acordo, muitos investigadores do âmbito académico e estudiosos de diversos campos do saber terão a possibilidade de conhecer e interpretar estes documentos de valor incalculável, cujo acesso estava limitado até agora, na sua versão original», declarou ainda Toshio Iwamoto.

 

News.va
Trad./edição: SNPC/rjm
© SNPC | 20.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoBiblioteca Apostólica
do Vaticano
Foto: D.R.

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página