Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cultura e património

Encontro avalia livros e bibliotecas em instituições da Igreja católica e propõe projetos de valorização

O 2.º Encontro sobre as Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais, organizado pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica (SNCBI), vai realizar-se a 25 de março, no Seminário Maior do Porto.

A iniciativa conta com a participação do bibliotecário-arquivista do Vaticano, cardeal Rafaele Farina, do presidente e de um dos vogais da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, bispos D. Manuel Clemente e D. Carlos Azevedo, bem como da diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, Sandra Costa Saldanha.

O programa, que se inicia às 10h00, prevê a apresentação de «um ponto de situação sobre o estado do livro e das bibliotecas eclesiais portuguesas, tendo por base o inquérito de diagnóstico promovido pelo SNBCI», refere o site deste organismo.

Na jornada pretende-se igualmente «fomentar uma mais ampla divulgação e valorização dos acervos bibliográficos», através da divulgação do projeto de catálogo coletivo “Cesareia”, e «promover linhas estratégicas na atuação das bibliotecas eclesiais, através da proposta de uma dinâmica de intervenção global».

Durante o encontro, em que participam especialistas da Biblioteca Nacional de Portugal e da biblioteca da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), vai ser acionada «uma vertente formativa concertada, tendo em vista a requalificação técnica dos agentes envolvidos e o adequado tratamento dos espécimes».

Após o almoço está prevista a visita à biblioteca do Seminário Maior do Porto, seguindo-se os ateliês “Casos de Estudo e soluções de preservação do livro” e “Catalogação e acesso em rede”.

 

Rui Martins
© SNPC | 25.02.11

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página