Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Pintura

Visita guiada ao "Ecce Homo"

“Ecce Homo”, Portugal, 2ª metade do século XVI: representação de um corpo mortificado, de olhar velado por uma túnica branca, que prefigura a mortalha, emergindo de um escuríssimo fundo neutro, como uma silenciosa mas fortíssima presença intemporal no espaço do próprio observador.

De corda ao pescoço e mãos atadas, envolto pelo pano branco que lhe cobre parcialmente a nudez e onde afloram os espinhos da coroa, é, paradoxalmente, no olhar encoberto de Cristo que se encerra toda a intensidade da imagem, constituindo um elemento figurativo de absoluta originalidade na iconografia cristológica da pintura europeia.

A pintura, de autor desconhecido, vai estar no centro da próxima visita guiada do Museu Nacional de Arte Antiga. A iniciativa, com entrada livre, realiza-se a 24 de novembro, começando às 18h00.

 

© SNPC | 12.11.10


Ecce Homo

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página