Pintura
Capela do Rato inaugura obra de Ilda David'
A Capela do Rato, em Lisboa, inaugura a 17 de junho a pintura “Pentecostes”, de Ilda David, obra elaborada no âmbito do projeto “Arte Contemporânea e Espaço Sagrado”, numa sessão que inclui uma conversa entre a artista e o curador Paulo Pires do Vale.
«Na Capela do Rato, Ilda David’ chega à página da Bíblia que relata o Pentecostes. Na pintura de Ilda David’, nas práticas desse extraordinário mundo, há um silêncio intrínseco e irreversível: o silêncio da leitura.
Como outros pintores escolhem avizinhar-se da escrita, copiando ou refazendo diligentemente uma caligrafia, e vendo nela o indício dos da sua espécie, Ilda poderia dizer, cum libellis loquor, «converso com os livros». Com os de São João da Cruz, de Goethe, T.S.Eliot, Maria Gabriela Llansol. Mas também com incunábulos litúrgicos, volumes de iluminuras, herbários, opúsculos de errâncias recônditas, descrições de mitos, poemas, tratados.
O que me fez primeiro amar a pintura de Ilda David’ foi a coincidência com a anotação de Maître Eckhart: “não existe maior obstáculo à união com Deus que o tempo”. A sua é uma conversa sem tempo, uma comunicação de estados mais do que palavras, um entrelaçar espaçado da corda que se diz prender-nos à vida. Há um momento em que, conversando com os livros, lhe acontece chegar à Bíblia, como a viajantes ocorre percorrer enclaves, covas e flancos a cujo apelo não puderam resistir ou desembarcar em baías que ainda não existem.»
A inauguração está marcada para as 21h30. A Capela do Rato localiza-se na Calçada Bento Rocha Cabral.
© SNPC |
10.06.11