Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Centro de Cultura Católica dedica novo ano a "Revisitar o Concílio, testemunhar a misericórdia"

Imagem O regresso do filho pródigo (det.) | Escola Napolitana | C. 1630

Centro de Cultura Católica dedica novo ano a "Revisitar o Concílio, testemunhar a misericórdia"

O 50.º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II (1965-2015) e o Ano da Misericórdia, que a Igreja assinala entre 8 de dezembro e 20 de novembro de 2016, constituem os eixos do programa do Centro de Cultura Católica para 2015/16.

O currículo do Curso Básico de Teologia vai integrar uma nova disciplina , "Da misericórdia em Deus à misericórdia em obras: Para uma teologia da compaixão", refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura pelo organismo sediado no Porto.

O ciclo "Revisitar o concílio" será retomado com a exibição do documentário "Concílio Ecuménico Vaticano II: Um novo Pentecostes", filme de 70 minutos que apresenta o contexto da época, o perfil dos papas associados ao encontro, o anúncio, a preparação e os momentos mais significativos da assembleia conciliar, assim como os seus documentos. O documentário também perspetiva a receção do Concílio e as suas repercussões na atualidade da Igreja.

"A revelação divina na 'Dei Verbum'”, por Domingos Areais (17 de outubro); "A Igreja como sacramento de salvação, por Marcos Faria (3 de novembro); "A liberdade religiosa", por José Nuno Silva (1 de dezembro); "O diálogo ecuménico", por Arnaldo de Pinho (5 de janeiro); "Receção e hermenêuticas", por Adélio Abreu, diretor do Centro de Cultura Católica (2 de fevereiro), constituem os temas das restantes palestras.

Os encontros, com entrada livre, começam às 21h00, exceto o de 17 de outubro, que se inicia às 14h30, integrado na sessão solene de início do ano letivo, presidida pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

O programa do Centro de Cultura Católica mantém os cursos no âmbito da teologia, educação da fé e liturgia, «destinados aos que buscam uma fé mais esclarecida, àqueles que as comunidades entendem formar para os vários serviços eclesiais, às religiosas que desejam aprofundar os seus conhecimentos teológicos no âmbito da sua vida de consagração e aos candidatos ao diaconado permanente no seu percurso formativo para a ordenação».

O Curso Básico de Teologia, com um plano de estudos distribuído por três anos em regime rotativo, faculta aos alunos uma formação teológico-pastoral de nível médio. As aulas decorrem às quintas e sextas-feiras em horário pós-laboral (19h00 - 21h00) e aos sábados de manhã (8h30 - 13h00).

As disciplinas a ser lecionadas, em conjunto ou isoladamente, são as seguintes (além da mencionada inicialmente): Eclesiologia, Antropologia Teológica, Moral Social,  Teologia Pastoral, História da Igreja III: Época Contemporânea, Sagrada Escritura III: São Paulo no seu tempo e nos seus escritos, Psicologia do desenvolvimento e pedagogia e educação da fé.

O Centro de Cultura Católica mantém também o Curso Complementar de Formação de Catequistas, em regime rotativo, segundo um plano de estudos trienal, que compreende algumas das disciplinas do Curso Básico de Teologia, a lecionar ao sábado de manhã: Teologia Pastoral, História da Igreja III, Sagrada Escritura III, Psicologia do Desenvolvimento e Pedagogia e educação da Fé.

Também ao sábado de manhã prosseguem os cursos de ministérios litúrgicos, com especializações para acólitos e leitores, a que se junta a formação em música litúrgica, com disciplinas de Coro, Direção Coral, Harmonia e Órgão, entre outras.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 04.10.2015

 

 

 
Imagem O regresso do filho pródigo (det.) | Escola Napolitana | C. 1630
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos