Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Porto

Centro de Cultura Católica organiza ciclo sobre novos Doutores da Igreja

O Centro de Cultura Católica, no Porto, inicia esta terça-feira, 7 de maio, um ciclo de quatro conferências sobre os mais recentes doutores da Igreja, Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179) e S. João de Ávila (c. 1499-1569).

Hildegarda, nascida na atual Alemanha, foi uma «mestra autêntica de teologia e estudiosa profunda das ciências naturais e da música», enquanto João, padre durante os anos do renascimento espanhol, «participou na labuta da renovação cultural e religiosa da Igreja e da estrutura social no alvorecer da modernidade», recordou Bento XVI.

Os encontros, orientados por Alexandre Freire Duarte, doutor em Teologia pela Universidade Pontifícia Comillas, de Madrid, têm entrada gratuita e não carecem de inscrição.

Doutor da Igreja é o título atribuído pela Igreja aos santos que ofereceram um contributo significativo para o aprofundamento da compreensão de Deus, dos conteúdos da fé e da riqueza da experiência cristã através de escritos e do testemunho de vida.

Os dois santos foram declarados Doutores da Igreja pelo papa emérito Bento XVI a 7 de outubro de 2012, na celebração de abertura do sínodo dos bispos, dedicado ao tema “A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”.

7 de maio
Conferência: Santa Hildegarda de Bingen
21h00 – 22h00

14 de maio
Exibição do filme “Visão – Da Vida de Hildegarda de Bingen”
Realizado por Margarethe von Trotta (2009)
21h00 – 23h00

4 de junho
Conferência: S. João de Ávila
21h00 – 22h00

 

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 06.05.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemHildegarda de Bingen

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página