Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Investigação

Centro de Estudos de História Religiosa lança livro sobre efeitos do Concílio de Trento em Portugal

"O Concílio de Trento em Portugal e nas suas conquistas: olhares novos" é o título da mais recente publicação do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

A obra, coordenada por António Camões Gouveia, David Sampaio Barbosa e José Pedro Paiva, resulta da investigação desenvolvida no Seminário de História Religiosa Moderna, que em 2013 promoveu um ciclo de conferências sobre o Concílio de Trento (1545-1563), assinalando o 450.º aniversário do seu encerramento.

O volume «reúne o melhor fruto» da «experiência de criação e cruzamento de novos saberes, além da reflexão crítica sobre os já consolidados, em torno do impacto e aplicação do Concílio de Trento em Portugal», sublinha a introdução.

O livro «abre com uma reflexão global sobre o(s) significado(s) do Concílio e os caminhos que há a percorrer para mais cabalmente entender como marcou a vida portuguesa moderna», por José Pedro Paiva.

Amélia Polónia centra-se na chegada e divulgação do concílio em Portugal, seguindo-se «três leituras de caso bem distintas mas capazes de dar conta da amplitude» desse encontro.

Os artigos referem-se investigam a «apresentação da situação da diocese de Viseu ao receber os decretos tridentinos» (João Nunes), as «reacões e atitudes dos cabidos diocesanos» (Hugo Silva) e as «questões da transição do maneirismo ao barroco na pintura» (Vítor Serrão).

Ângela Barreto Xavier, Bruno Feitler, Evergton Sales Souza e Susana Goulart Costa «fizeram as lógicas tridentinas atravessar os mares do império e aportar nos tecidos de poder, eclesiásticos, régios e sociais, do Estado da Índia, do Brasil e das Ilhas Atlânticas», numa viagem «preciosa pelos condimentos de diferença tecidos sobre uma mesma matriz europeia»

A publicação, apoiada pelo Centro de História da Cultura (Universidade Nova de Lisboa) e Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra), vai ser apresentado por Zulmira Santos a 18 de março, às 18h30, em Lisboa, na Universidade Católica (Sala de Exposições, 2.º piso do edifício da Biblioteca).

Índice

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 03.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Capa

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página