Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Ciclo de cinema "Revelar-te" exibe filmes, paisagens e espiritualidade

Imagem O Evangelho segundo Mateus | Pier Paolo Pasolini | D.R.

Ciclo de cinema "Revelar-te" exibe filmes, paisagens e espiritualidade

A cidade de Almada recebe de 3 a 7 de dezembro a 5.ª edição do "Revelar-te - Ciclo de Cinema Católico", dedicada ao tema "Amar a cidade", com a exibição de cinco filmes, de Joaquim Sapinho a Pasolini, além de uma exposição de pintura e a interpretação da "Misa Criola".

As sessões, com entrada gratuita, resultado da colaboração com o câmara municipal, iniciam-se sempre às 21h30 no Fórum Municipal Romeu Correia, contando com a presença de um convidado, que comenta o filme.

O cartaz abre no dia 3 com "Deste lado da ressurreição", filme estreado em 2011 e um dos melhores desse ano, segundo a revista "Film Comment", realizado pelo português Joaquim Sapinho, que marca presença na sessão.

O argumento conta a história de dois irmãos, Inês e Rafael: desde o divórcio dos pais, a família nunca voltou a ver Rafael; Inês foge de casa à procura dele quando lhe dizem que ele está a surfar na praia do Guincho, o último lugar onde a família viveu junta e feliz.

«Mas Inês é surpreendida ao apanhar o irmão a olhar fixamente para a Serra de Sintra, onde está o Convento dos Capuchos que foi em tempos o seu refúgio, e teme ter-lhe trazido de volta as memórias da separação dos pais. Rafael tem uma crise de fé. Quando um dia desaparece, Inês não tem dúvidas sobre para onde ele foi», lê-se na sinopse do filme.

No dia 4 a proposta é "Amazing grace", filme do cineasta Michael Apted lançado em 2006, que se centra na campanha contra a escravidão liderada por William Wilberforce, abolicionista inglês, responsável por levar ao Parlamento britânico a legislação antiesclavagista.

A película é comentada pelo historiador António Matos Ferreira, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

"Cristiada" ("For greater glory"), de 2012, drama histórico realizado por Dean Wrigh que conta ficcionalmente a história da Guerra dos Cristeros, é o filme a apresentar a 5 de dezembro, com comentários da jornalista Aura Miguel.

O enredo, que conta com alguns conhecidos atores de Hollywood, como Andy Garcia, Eva Longoria e Peter O'Toole, desenvolve-se a partir das deliberações anticatólicas da constituição mexicana de1917, com a consequente perseguição aos cristãos ordenadas pelo presidente do país.

A história fixa-se no martírio do padre Christopher, testemunhado por um rapaz de treze anos, José Luis Sanchez, que acaba por juntar-se aos rebeldes, os Cristeros ("soldados de Cristo"). O sacerdote viria a ser beatificado pelo papa emérito Bento XVI em 2005, juntamente com outros doze mártires Cristeros.

"A Grande Beleza", produção franco-italiana dirigida por Paolo Sorrentino, vencedor do prémio para melhor filme estrangeiro nos Óscares de 2014, é a sugestão para o dia 6, com comentários do padre Pedro Quintela, responsável pela organização do ciclo.

A história desenrola-se em Roma, durante o verão, quando (Toni Servillo) pensa sobre sua vida. Com 65 anos de idade, o escritor Jap Gambardella não conseguiu concluir nenhum livro desde o grande sucesso de um romance escrito décadas antes.

Desde então, «a sua vida passa-se nas festas da alta sociedade, por entre os luxos e os privilégios de sua fama. Mas a recordação de um amor inocente nos dias da sua juventude vai estar na origem de uma demanda espiritual de outra grande beleza, que irá tocar no encontro com a santidade».

O último filme a ser exibido é "O Evangelho segundo Mateus", de Pier Paolo Pasolini, estreado há 50 anos, que pretendia mostrar Jesus como «um homem do seu tempo», objetivo que levou o cineasta a escolher atores amadores e pessoas do povo.

Comentado por António Caeiro, professor de filosofia na Universidade Nova de Lisboa, o filme, que relê a vida de Cristo a partir dos diálogos extraídos do Evangelho de Mateus», é «um magnifico monumento cinematográfico que é preciso conhecer, ver e rever».

No primeiro dia do ciclo é inaugurada, no átrio do Fórum Romeu Correia, a exposição "Perto de ti", com «paisagens» do pintor João Paulo Queiroz.

A iniciativa, organizada pelo Nuca - Novos Universitários Católicos, ligados à Pastoral Universitária da diocese de Setúbal, e pela paróquia de Monte de Caparica, conclui-se a 21 de dezembro na igreja paroquial desta comunidade, às 16h00, com interpretação da "Misa Criola" do argentino Ariel Ramirez, naquela que pretende ser uma homenagem ao papa Francisco, que quatro dias antes completa 78 anos.

 




Rui Jorge Martins
Publicado em 27.11.2014

 

 

 
Imagem Cartaz | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos