Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Ciclo "Encontr'Arte" liga espiritualidade, desenho, escultura e música e prepara encontro diocesano sobre cultura

Imagem D.R.

Ciclo "Encontr'Arte" liga espiritualidade, desenho, escultura e música e prepara encontro diocesano sobre cultura

A Pastoral da Cultura da vigararia de Mafra, no patriarcado de Lisboa, realiza este sábado a primeira sessão do ciclo "Encontr'Arte", que visa cruzar a espiritualidade cristã com o desenho, a escultura e a música.

Entre os objetivos da iniciativa, com entrada livre e aberta a todas as pessoas, independentemente da área de residência, está a preparação de um encontro de âmbito cultural que envolverá a diocese, explicou o P. Carlos Pinto ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O ciclo e o encontro diocesano, cujo conceito está em desenvolvimento mas já tem data marcada, 25 de junho de 2016, procurarão igualmente criar «um espaço de diálogo e partilha», ao mesmo tempo que estabelecem «um caminho entre o público que usufrui das artes e os artistas que as fazem».

«Queremos ajudar que todos os que, de forma simples, reagem às artes possam redescobrir nessa relação com a Beleza a presença do Belo - Deus», realçou o sacerdote, corresponsável por três paróquias da região oeste do patriarcado.

A sessão inaugural, que se realiza na Quinta da Raposa, em Mafra, às 21h30, é dedicada ao tema "Transcendente & Desenho" e assume-se como «um encontro de sentidos e de despreconceito de capacidades», aberto a todas as idades e sem exigência de pré-requisitos.

«O desenho é a expressão artística original de cada um, que é capaz de figurar a relação íntima com o que vemos, mas principalmente, com o que não vemos», refere o texto de enquadramento da iniciativa, inspirada pelo retiro de Diários Gráficos que Mário Linhares orientou em 2014, na "Casa Velha", em Ourém.

O encontro conta com a participação de Ana Guerreiro, professora auxiliar na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, no âmbito do Desenho e Comunicação Visual.

A docente é doutorada em Comunicação Visual pela mesma Faculdade, obteve a pós-graduação em História de Arte e licenciou-se em Belas Artes. Artes Visuais, Desenho, Comunicação Visual, Teoria da Arte e Fotografia são algumas das áreas que trabalha.

As duas próximas sessões serão dedicadas à escultura e à música.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 02.12.2015

 

 

 
Imagem D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos