Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Ciclo de Réquiem de Coimbra estreia obra do século XVI

O segundo Ciclo de Réquiem Coimbra, organizado pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, vai apresentar cinco concertos de 29 de março a 18 de abril, entre os quais se inclui uma obra inédita de Bernal (Alfonso Perea).

A peça interpretada pela Cappella Musical Cupertino de Miranda baseia-se num manuscrito daquele compositor do século XVI, pertencente ao espólio da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Wolfgang Amadeus Mozart, Tomás Luís de Victoria, Duarte Lobo são alguns dos compositores presentes no programa, que prevê as participações da Orquestra do Norte, Coro Casa da Música e Viana Vocale Coro AMVC.

O concerto que apresenta a obra em estreia é o único a decorrer na Capela de S. Miguel, da Universidade de Coimbra, enquanto que os restantes se realizam na Sé Velha. Os ingressos custam 10 euros por concerto (40 para os cinco).

O réquiem é uma composição musical sobre o texto litúrgico da missa dos defuntos. O vocábulo deriva do latim requiem, acusativo singular do substantivo requĭes, requiētis, “descanso, repouso”. É a primeira palavra do intróito da missa dos mortos (Requiem æternam dona eis, Domine, «Senhor, concede-lhes o eterno descanso»).

Programa

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 24.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página