Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Ciência não chega para compreender mistério que cada pessoa contém em si, afirma papa

Imagem

Ciência não chega para compreender mistério que cada pessoa contém em si, afirma papa

O papa pediu hoje aos médicos que participaram no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Roma, para que os seus tratamentos cheguem às pessoas mais pobres, e frisou que «só as ciências, naturais e físicas, não chegam para compreender o mistério que cada pessoa contém em si».

«Se se olha para o homem na sua totalidade, pode ter-se um olhar de particular intensidade para os mais pobres, os mais desfavorecidos e marginalizados, para que também a eles chegue a vossa cura, como também a assistência e a atenção das estruturas de saúde públicas e privadas», afirmou.

Francisco foi ao encontro dos médicos participantes no congresso em que participaram 35 mil especialistas de 140 países depois de concluir a audiência geral semanal, no Vaticano.

«Vós ocupais-vos da cura do coração. Quanta simbologia se esconde nesta palavra e quantas expetativas são depositadas neste órgão humano. Entre as vossas mãos passa o centro pulsante do corpo humano, portanto a vossa responsabilidade é grande. Estou certo de que encontrando-vos diante deste livro da vida, que leva em si tantas páginas ainda por descobrir, vós vos aproximais com estremecimento e senso de temor», assinalou.

Na intervenção o papa recordou como a Igreja «afirmou sempre a importância da pesquisa científica para a vida e a saúde das pessoas»: «A natureza em toda a sua complexidade, e também a mente humana, são criaturas de Deus. O estudioso pode e deve investiga-las, sabendo que o desenvolvimento das ciências filosóficas e empíricas e das competências práticas que servem o mais frágil e doente é um serviço importante que se inscreve no projeto divino. A abertura à graça de Deus, feita através da fé, não fere a mente, antes a impele a um conhecimento da verdade, mais ampla e útil para a humanidade».

«Sabemos, todavia, que também o cientista na sua descoberta nunca é neutral. Ele traz consigo a sua história, o seu modo de ser e de pensar. Para cada um existe a necessidade de ter uma espécie de purificação que, enquanto afasta as toxinas que envenenam a razão na sua procura de verdade e de certeza, induz a olhar com maior intensidade para a essência das coisas. Não podemos negar, com efeito, que o conhecimento, mesmo o mais preciso e científico, tem necessidade de progredir fazendo as perguntas e encontrando as respostas sobre a origem, o sentido e a finalidade da realidade, homem incluído», declarou Francisco.

«Com a vossa preciosa atividade vós contribuís para curar o corpo doente e, ao mesmo tempo, tendes a possibilidade de verificar que há leis impressas na própria natureza que ninguém pode adulterar mas só descobrir, usar e ordenar para que a vida corresponda cada vez mais às intenções do Criador. Por isso é importante que o homem de ciência, enquanto se mede com o grande mistério da existência humana, não se deixe vencer pela tentação de sufocar a verdade», prosseguiu.

A terminar, o papa pediu a bênção de Deus para «a investigação e a cura médica, de modo que a todos possa chegar o alívio da dor, uma maior qualidade de vida e um acrescido sentido de esperança».

 

Andrea Tornielli
In "Vatican Insider"
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 31.08.2016 | Atualizado em 27.04.2023

 

 
Imagem
«O cientista na sua descoberta nunca é neutral. Ele traz consigo a sua história, o seu modo de ser e de pensar. Para cada um existe a necessidade de ter uma espécie de purificação que, enquanto afasta as toxinas que envenenam a razão na sua procura de verdade e de certeza, induz a olhar com maior intensidade para a essência das coisas»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos