Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"Clarissas": Estreia documentário sobre vida contemplativa

Imagem "Clarissas" | André Laranjinha | Fotograma | D.R.

"Clarissas": Estreia documentário sobre vida contemplativa

O documentário "Clarissas", obra do realizador André Laranjinha resultante de uma parceria entre o Museu Carlos Machado e a Alice's House, vai ser estreado a 28 de julho, em Ponta Delgada.

A curta-metragem de 25 minutos integra o projeto de registo do Património Cultural Imaterial pelo Museu Carlos Machado, revela uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O apoio a este documentário dá «corpo à função do Museu como lugar de preservação da memória e da identidade micaelense», assinala o comunicado, acrescentando que o filme se centra no mosteiro de Nossa Senhora das Mercês, das Calhetas de Rabo de Peixe.

A comunidade, que recebe numerosos pedidos de oração, a par de ofertas do exterior, foi fundada a 2 de janeiro de 1977 por irmãs Clarissas provenientes da ilha da Madeira, tendo sido erigida a partir da casa e ermida de Nossa Senhora das Mercês, a que se juntaram terrenos doados por benfeitores.

«Antes da extinção das ordens religiosas, em 1832, a ordem de Santa Clara teve um importante papel nos Açores, havendo inúmeros mosteiros e conventos da Ordem Franciscana feminina», recorda o Museu Carlos Machado.

A instituição salienta que após um século e meio de ausência, a ordem regressou à maior das ilhas do arquipélago açoriano com este mosteiro, «agora o único de vida contemplativa e de clausura nos Açores».

Vivem atualmente na comunidade oito religiosas, que dedicam o quotidiano à oração e à execução de tarefas domésticas, trabalho na horta, no jardim e na criação de animais, além de fazerem hóstias para toda a comunidade religiosa católica dos Açores.

Fundada por S. Francisco e Santa Clara de Assis em 1211/12, a Ordem de Santa Clara, presente em Portugal desde 1258, e com 13 comunidades instaladas atualmente no país, ganha o sustento com atividades como a confeção de hóstias, paramentos, bordados, tecelagem e exploração agrícola.

O Museu Carlos Machado, dependente da Direção Regional da Cultura dos Açores, «tem como missão estudar e preservar o património e, através dele, promover e divulgar a cultura e identidades açoriana, privilegiando um conjunto de actividades de cariz pedagógico, destinadas aos diversos públicos».

A curta-metragem é exibida às 21h30, no Cine-Clube 9500.

 




 




 

Rui Jorge Martins
Publicado em 23.07.2016

 

 

 
Imagem "Clarissas" | André Laranjinha | Fotograma | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos