Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Claudio Abbado: 26.6.1933 - 20.1.2014

Morreu esta segunda-feira, em Bolonha, o maestro italiano Claudio Abbado, de 80 anos, na sequência de uma doença que já o tinha obrigado a cancelar intervenções artísticas e políticas.

Claudio Abbado foi diretor do teatro “La Scala”, de Milão, da “Staatsoper”, de Viena, e da “Berliner Philharmoniker”, de Berlim. Empenhou-se na divulgação da música especialmente entre a população mais marginalizada.

Também notório foi o apoio que prestou aos jovens músicos, designadamente no arranque e direção de orquestras como a “European Union Youth Orchestra”, a “Chamber Orchestra of Europe”, a “Mahler Chamber Orchestra” e a “Orchestra Mozart”.

Em agosto foi nomeado senador vitalício de Itália, mas em dezembro renunciou ao vencimento deste cargo, doando-o para financiamento de bolsas de estudo para jovens músicos, refere o jornal “Público”.

O jornal transalpino “La Gazzetta dello Sport” refere-se hoje a Abbado como o «maestro antidivo por excelência», acrescentando que procurou sempre na música «valores e sentimentos».

Abbado passou por Lisboa, em outubro de 1997, dirigindo na Fundação Gulbenkian, no ciclo Grandes Orquestra Mundiais, a Filarmónica de Berlim e o Coro Gulbenkian na interpretação da 2.ª Sinfonia de Mahler. Gravou também com a pianista Maria João Pires obras de Mozart e Schumann.

 

 

 

 

 

 

Agências / rjm
© SNPC | 20.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoClaudio Abbado
Foto: ANSA

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página