Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Concertos, fotografia, ateliês e lançamento editorial assinalam 300 anos do órgão da sé de Faro

Imagem

Concertos, fotografia, ateliês e lançamento editorial assinalam 300 anos do órgão da sé de Faro

O 8.º Festival de Órgão de Faro, que decorre em novembro, assinala este ano os 300 anos do instrumento com uma programação que inclui concertos, exposição fotográfica, ateliês e o lançamento de uma brochura.

A primeira das quatro apresentações está marcada para dia 7, na sé, com João Vaz, seguindo-se Marco Brescia (dia 14, sé), Rute Martins (dia 21, igreja do Carmo) e Diogo Pombo e Nuno Miguel Silva, saxofone (dia 28, igreja do Carmo). Os concertos começam sempre às 21h30.

No âmbito das atividades paralelas está prevista uma exposição fotográfica sobre o órgão, que decorre na catedral de 5 a 30 de novembro. No dia 7 realiza-se, igualmente na sé, um ateliê de afinação com o organeiro Dinarte Machado, das 12h00 às 13h00, e no mesmo dia, às 21h45, é lançada uma brochura alusiva ao tricentenário.

Um ateliê de órgão com o organista João Vaz (8 de novembro, sé, 10h00-13h00, 15h00-18h00), uma palestra sobre o instrumento proferida por Dinarte Machado e o organista Marco Brescia (14 de novembro, sé, 21h30) e um ateliê de afinação com o organeiro António Simões (21 de novembro, igreja do Carmo, 12h00) completam o programa.

A iniciativa é organizada pela Associação Cultural Música XXI, que desta forma pretende valorizar o órgão com influências alemãs e italianas na sua construção e nos sucessivos restauros.

A consola do órgão possui «dois teclados manuais, com os puxadores dos registos ordenados de ambos os lados. O positivo possui portas de acesso sobre a consola. A metade superior da caixa, mais larga, mostra a canaria (recuada relativamente à posição original) disposta em três torres salientes de progressão triangular», escreve o investigador João Pedro d'Alvarenga.

Segundo o mesmo especialista, o órgão da sé de Faro, que tem um instrumento gémeo instalado desde 1752 na sé de Mariana, estado de Minas Gerais, Brasil, tem talha e estatuária «ao estilo do barroco hamburguês», enquanto que «o douramento e a decoração em "chinoiserie" sobre fundo rubro é da autoria do tavirense Francisco Correia da Silva e datada de 1751-52».

 




 




 

Rui Jorge Martins
Publicado em 27.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos