Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Viseu

Concertos e formação marcam Semana de Estudos Gregorianos

O Centro Ward de Lisboa – Júlia d’Almendra vai organizar a 61.ª Semana de Estudos Gregorianos, que decorre de 26 de agosto a 2 de setembro no Centro Sócio-Pastoral da Viseu.

A iniciativa que pretende «contribuir para a preservação, estudo e difusão do Canto Gregoriano» inclui cursos ministrados por especialistas portugueses e estrangeiros.

O concerto de abertura, pelo Coro Vox Aetherea, está marcado para 26 de agosto, às 21h30, na igreja do Seminário Maior de Viseu. No dia 28, à mesma hora, a igreja do Santuário de Nossa Senhora da Esperança, em S. Miguel de Vila Boa, Sátão, acolhe um concerto de órgão por Sérgio Silva.

Para 1 de setembro está previsto o concerto de alunos do curso, às 21h00, na igreja do Seminário Maior de Viseu, e no dia seguinte decorre a «Missa Solene de Encerramento da Semana», cantada em Gregoriano, na sé viseense (11h00).

A Semana compreende a preparação de cantores, diretores de coros litúrgicos e organistas profissionais «nas vertentes acompanhamento do canto litúrgico e repertório de concerto, abordando obras dos grandes mestres».

O programa propõe-se também facultar preparação musical e pedagógica a educadores de infância, professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e professores de iniciação musical, com vista ao ensino da Música a crianças em idade pré-escolar e escolar.

As inscrições decorrem até 3 de agosto.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 22.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página