Conclave
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Conclave: agenda dos cardeais e horário dos sinais de fumo

Início do conclave

A missa que antecede o início do conclave para a eleição do novo Papa vai ser celebrada esta terça-feira às 9h00 (hora de Lisboa, mais uma no Vaticano).

A eucaristia na basílica de São Pedro, denominada em latim "Pro eligendo Romano Pontifice", é presidida pelo cardeal decano, D. Angelo Sodano.

Antes, a partir das 6h00, os 115 cardeais eleitores começam a ocupar os quartos que lhes foram atribuídos por sorteio na Casa de Santa Marta, onde comem e dormem durante o conclave, palavra resultante dos termos latinos "cum" e "clavis", e que pode traduzir-se por "fechado à chave".

Às 14h45 deslocam-se para a Capela Paulina, no Palácio Apostólico do Vaticano. A procissão rumo à Capela Sistina, onde decorre a votação, tem início marcado para as 15h30, ao som do canto ‘Veni Creator’, para pedir a assistência do Espírito Santo.

O rito de entrada na Capela Sistina vai ser presidido por Giovanni Battista Re, prefeito (presidente) emérito da Congregação para os Bispos, o primeiro cardeal na ordem de precedência utilizada nas procissões, juramentos e votações, dado que o cardeal decano (presidente do Colégio Cardinalício), D. Angelo Sodano, tem mais de 80 anos de idade e não participará no Conclave.

«Toda a Igreja, unida a nós na oração, invoca sem cessar a graça do Espírito Santo para que seja eleito por nós um Pastor digno de todo o rebanho de Cristo», lê-se na oração que acompanha a entrada na capela.

Já na capela os cardeais eleitores prestam o juramento de “segredo” sobre tudo o que diz respeito à eleição do papa e comprometem-se a desempenhar fielmente a sua missão caso sejam escolhidos como o novo pontífice.

Terminado o juramento, todas as pessoas estranhas à eleição saem após a ordem «Extra Omnes» (todos [os que não pertencem ao conclave fora), momento previsto para as 15h45.

Permanecem apenas na Sistina o mestre das celebrações litúrgicas e o cardeal maltês Prosper Grech, que vai proferir uma meditação. Depois desta reflexão o prelado sai da capela dado que não é um dos eleitores, visto ter mais de 80 anos a 28 de fevereiro, início da Sé Vacante, período entre a morte ou renúncia de um papa e a eleição do sucessor.

Entre o início da procissão de entrada ao «extra omnes» pode contar-se com aproximadamente uma hora.

Caso os cardeais decidam proceder ao primeiro escrutínio, o resultado será comunicado através do fumo (branco, caso haja uma maioria de dois terços, ou negro) que sai da chaminé da Capela Sistina.

Segue-se a recitação das Vésperas, uma das orações diárias que deve ser obrigatoriamente rezada pelo clero e religiosos, e facultativamente pelos leigos. Por fim o regresso à Casa de Santa Marta, pelas 18h30.

Imagem

Clique aumentar.

 

Agenda dos cardeais eleitores a partir de quarta-feira

Na quarta-feira os cardeais deslocam-se às 6h45 (7h45 no Vaticano) para o Palácio Apostólico, e das 7h15 às 08h15 celebram missa na Capela Paulina, espaço de todas as eucaristias durante o conclave.

Às 8h30 entram na Capela Sistina e rezam a Hora Intermédia, outra das orações obrigatórias para o clero e religiosos, seguindo-se os escrutínios e o regresso, às 11h30, à Casa de Santa Marta, onde almoçam pelas 12h00.

Pelas 15h00 os prelados voltam à Capela Sistina, prevendo-se que os escrutínios comecem às 15h50, antes da oração de Vésperas às 18h15, e regresso, 15 minutos depois, à Casa de Santa Marta.

Imagem

Clique para aumentar.

 

Horário indicativo da saída de fumo da Capela Sistina

A partir de quarta-feira o fumo que sairá da chaminé da Capela Sistina deve ser esperado às 11h00 (horas de Lisboa) e às 18h00.

A queima dos boletins de voto e a produção do fumo nas salamandras instaladas na Capela Sistina decorre após os dois escrutínios agendados para a parte da manhã e da tarde, a partir de quarta-feira, podendo ser acompanhada ao vivo através de uma câmara de vídeo.

Se a eleição do novo papa ocorrer no primeiro escrutínio da manhã, o fumo branco deverá sair entre as 9h30 e as 10h00.

Caso a escolha se realize na primeira votação da tarde, como aconteceu em 2005 com a eleição de Bento XVI, pode esperar-se fumo branco entre as 16h30 e as 17h00.

O fumo branco é acompanhado, minutos depois, pelo repicar dos sinos, esperando-se que entre a aceitação da eleição pelo novo papa e o seu aparecimento público na varanda central da Basílica de São Pedro passem cerca de 45 minutos.

Se até quinta-feira não for escolhido o papa, segue-se um dia de reflexão e de conversa entre os cardeais, retomando-se os escrutínios no sábado.

A missa de início de pontificado pode acontecer num dia de semana e não necessariamente ao domingo, desde que tenha passado o tempo considerado oportuno para a chegada de delegações políticas e religiosas para a celebração.

 

Agência Ecclesia
Com SNPC
11.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Procissão de entrada dos cardeais
na Capela Sistina durante o
conclave de 2005, que viria a
eleger o agora papa eméito Bento XVI

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.