Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Loures

Conferência debate exemplos de arquitetura religiosa moderna

O Seminário dos Olivais e a igreja de Santo António de Moscavide são algumas das obras que vão ser analisadas na colóquio sobre Arquitetura Religiosa Moderna no concelho de Loures, que se realiza esta quinta-feira.

A sessão, que decorre às 18h00 no Arquivo Municipal de Loures (Rua Cesário Verde) conta com as intervenções dos arquitetos Diogo Lino Pimentel e João Alves da Cunha, membro do Grupo de Arquitetura do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Durante séculos, os estilos arquitectónicos sucederam-se num ritmo lento. No século XX, tudo mudou. O mundo começou a acelerar progressivamente e a arquitectura com ele, de modo que a partir da segunda metade do século, aquilo que até aí existira e de desenvolvera durante cem ou duzentos anos, passou a fazê-lo em apenas uma década», lê-se no texto de apresentação da iniciativa.

A arquitectura religiosa acompanhou o processo cronológico que a disciplina viveu, como os conferencistas vão procurar demonstrar através da apresentação de seis «obras paradigmáticas».

Foto Seminário dos Olivais (Porfírio Pardal Monteiro)

Além das mencionadas ao início, serão analisadas as igrejas de Nossa Senhora dos Remédios, no antigo Bairro Sacor, na Bobadela, Nossa Senhora da Encarnação, na Apelação, Santo António dos Cavaleiros e Cristo-Rei, na Portela de Sacavém.

O percurso termina no século XXI, com uma «breve amostragem» de quatro igrejas construídas no século XXI, «representativas da grande diversidade e contraste entre obras, característica principal da contemporaneidade».

FotoIgreja de Santo António de Moscavide (João de Almeida, António Freitas Leal)

 

FotoIgreja de Nossa Senhora dos Remédios, Bobadela (Eduardo Hilário, Alberto Camacho)

 

FotoIgreja de Nossa Senhora da Encarnação, Apelação (António Flores Ribeiro)

 

FotoIgreja de Santo António dos Cavaleiros (Diogo Lino Pimentel)

 

FotoIgreja de Cristo-Rei, Portela de Sacavém (Luiz Cunha)

 

© SNPC | 20.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página