Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Conselho Pontifício da Cultura em movimento: as atividades do trimestre

Imagem

Conselho Pontifício da Cultura em movimento: as atividades do trimestre

Atrio dos Gentios no Brasil

O Rio de Janeiro e Curitiba acolheram um conjunto de eventos que decorreram entre 6 e 13 de abril com a presença do presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, e o delegado do mesmo organismo, o bispo português Carlos Azevedo.

As relações entre ética e a transcendência e a sustentabilidade foram alguns dos temas refletidos nos encontros, que contaram com a participação de intelectuais e foram abertos às crianças.

Alguns dos encontros do Átrio dos Gentios, plataforma da Igreja católica para o diálogo entre crentes e não crentes, realizaram-se no teatro, enquanto outros aconteceram em cenário universitário, permitindo um diálogo centrado nos cruzamentos entre ciência e fé.

Nesta deslocação o cardeal Ravasi também proferiu conferências aos bispos do Brasil, no santuário de Aparecida, e recebeu o doutoramento “Honoris Causa”.

 

Medicina regenerativa

A conferência internacional sobre os avanços da medicina regenerativa e os seus impactos culturais realizou-se de 28 a 30 de abril, no Vaticano.

A iniciativa reuniu cientistas de topo a nível mundial no domínio da terapia celular, médicos, especialistas em ética e responsáveis religiosos e governamentais, filantropos e doentes.

O foco dos debates, moderados por conhecidas personalidades da televisão dos EUA, apontou para os cancros em crianças e doenças genéticas raras.

Entre os intervenientes incluíram-se o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e David Evans, mais conhecido por “The Edge”, membro da banda de rock U2.

O cardeal Ravasi apresentou os intervenientes ao papa Francisco, que pediu mais pesquisa, tratamentos que cheguem a todos os doentes e a melhoria da colaboração.

O hospital pediátrico Bambino Gesù (Menino Jesus), da Santa Sé, também organizou, a 4 de maio, um congresso similar, dedicado ao tema “Nascer doente”, no qual interveio o presidente do Conselho Pontifício da Cultura.

 

Cultura sobre carris

«Eles não são perigosos, mas estão em perigo!» Estas palavras foram redigidas por crianças de uma escola italiana e foram repetidas pelo papa Francisco aquando do encontro anual “O comboio das crianças”, organizado no âmbito do Átrio dos Gentios.

O evento deste ano, realizado a 28 de maio, contou com a presença de 500 crianças da Calábria, região especialmente envolvida na denominada “crise dos migrantes”, tendo como tema “Levados pelas ondas”.

Várias partilharam como estão a acolher os seus novos pequenos amigos imigrantes nas salas de aulas, recreios, orquestras e equipas de futebol.

Um segundo comboio, este histórico, também chegou à estação do Vaticano, onde desembarcou o ministro italiano para os Bens Culturais, que a 21 de maio dialogou com o cardeal Ravasi sobre o tema “A beleza salvará o mundo, salvemos a Beleza”.

 

Atividades dos responsáveis do Conselho Pontifício da Cultura

O cardeal Ravasi visitou o presidente do Comité Olímpico Internacional, na sede deste organismo, em Lausanne, Suíça. Falou a embaixadores das culturas da América Latina e a diretores de escolas alemãs e interveio numa conferência de imprensa sobre os Jogos Paralímpicos. Proferiu palestras no Tribunal de Contas italiano e no programa do Jubileu dos Sacerdotes, participou no Átrio dos Gentios sobre a “dor inocente”, realizado em Lecco, e falou ao conselho de diretores da universidade norte-americana de Georgetown, aquando da sua visita a Roma. Por fim, foi distinguido com o Prémio “Penna d’oro”, do governo italiano.

D. Carlos Azevedo esteve em Tucuman, Argentina, para uma iniciativa local do Átrio dos Gentios. Abriu dois museus dedicados a S. Martinho, na Hungria, e uma exposição de arte contemporânea que se estende por cinco igrejas de Maiorca, Espanha. Em Portugal, apresentou o seu novo livro, “Estudos de iconografia cristã”.

O secretário-adjunto, D. Paul Tighe, falou ao conselho de administradores da universidade norte-americana de Notre-Dame e na conferência de imprensa para a exibição, no Vaticano, da peça “Hamlet”, interpretada por atores do Globe Theatre, de Londres.

O subsecretário, D. Sanchez de Toca, interveio na conferência de imprensa para a apresentação da segunda edição do Tour “Luz da fé”, iniciativa promovida no âmbito do Clube de Cricket de S. Pedro que tem como objetivos a promoção do diálogo ecuménico e inter-religioso. Esteve também presente na final da Clericus Cup, competição de futebol de salão para padres, e numa conferência de imprensa sobre o voluntariado no desporto.

 

Parcerias

O Conselho Pontifício da Cultura organizou, em colaboração com a Embaixada da Hungria no Vaticano, uma conferências sobre a figura de S. Martinho de Tours, que foi proposto como Personalidade Europeia, exemplo e ponto de referência para eventos e celebrações, incluindo itinerários culturais e peregrinações, 1700 anos após o seu nascimento.

Com a universidade italiana Luiss foi preparado um dia estudo para refletir sobre o altruísmo enquanto elemento fundamental no sistema económico.

 

Agenda

De 5 a 7 de outubro realiza-se, no Vaticano, a primeira conferência mundial sobre desporto e fé.

 

Conselho Pontifício da Cultura
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 30.06.2016 | Atualizado em 27.04.2023

 

 

 
Imagem
«Eles não são perigosos, mas estão em perigo!» Estas palavras foram redigidas por crianças de uma escola italiana e foram repetidas pelo papa Francisco aquando do encontro anual “O comboio das crianças”, organizado no âmbito do Átrio dos Gentios
O cardeal Ravasi visitou o presidente do Comité Olímpico Internacional, na sede deste organismo, em Lausanne, Suíça. Falou a embaixadores das culturas da América Latina e a diretores de escolas alemãs e interveio numa conferência de imprensa sobre os Jogos Paralímpicos. Proferiu palestras no Tribunal de Contas italiano e no programa do Jubileu dos Sacerdotes, participou no Átrio dos Gentios sobre a “dor inocente”
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos