Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música e ecumenismo: Coro do papa atuou em cidades ligadas à Reforma protestante

Imagem Cappella Musicale Pontificia Sistina | D.R.

Música e ecumenismo: Coro do papa atuou em cidades ligadas à Reforma protestante

A Cappella Musicale Pontificia Sistina, o coro pessoal do papa, concluiu esta quinta-feira um conjunto de atuações em cidades alemãs ligadas à Reforma protestante, um ano antes de se assinalar o 500.º aniversário daquele movimento.

No último concerto, o coro da Capela Sistina uniu-se ao coro germânico Frauenkirche na cidade de Dresden, durante a celebração da hora litúrgica de Vésperas, retribuindo a visita realizada este ano pelos cantores do coral germânico ao Vaticano.

Em janeiro, o coro Frauenkirche interveio perante o papa Francisco, igualmente na oração de Vésperas, aquando da conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

A primeira apresentação do coro da Capela Sistina na Alemanha ocorreu a 17 de maio, em Wittenberg, a cidade de Lutero, tendo-se seguido a deslocação para Berlim, onde estava agendado um encontro com a chanceler Angela Merkel.

Em maio de 2015 o coro papal, dirigido pelo padre Massimo Palombella, exibiu-se em Oxford, juntamente com o coro do New College, e depois em Londres, com o coro da abadia de Westminster; esta formação visitou, mais tarde, o Vaticano, para um concerto na Capela Sistina, durante o qual foram interpretados excertos da tradição católica e anglicana.

Em entrevista ao jornal alemão Die Welt, o maestro afirmou que a missão do coro é a evangelização, tendo acrescentado que há «uma forte continuidade» na relação com a música entre o papa emérito Bento XVI e o papa Francisco, quer na seleção de cânticos para missas presididas pelo pontífice, quer na apreciação quanto à música em geral.

«A nossa viagem à Alemanha tem um significado ecuménico especial. O papa está convencido de que podemos criar uma atmosfera de unidade com a nossa música entre católicos, ortodoxos e protestantes», declarou.

Massimo Palombella revelou que o disco "Cantate Domino", o primeiro a ser gravado na Capela Sistina, tem sido «um grande sucesso», e que a editora, a Deutsche Grammophon, mostra-se satisfeita com a parceria.

O coro continua a preparar o próximo CD, que incluirá uma missa composta por Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594), cujas gravações, também realizadas na Capela Sistina, terminaram recentemente.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 19.05.2016

 

 

 
Imagem Cappella Musicale Pontificia Sistina | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos