Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Itália

Dia Mendel: Filósofos, cientistas, médicos e historiadores debatem fé e ciência

O monge agostiniano austríaco Gregor Mendel (1822-1884), autor de importantes descobertas na área da genética e enunciador as leis da hereditariedade, é o patrono de debates que vão decorrer em mais de duas dezenas de cidades italianas.

A segunda edição do “Mendel Day”, que decorre entre fevereiro e março, reúne historiadores, filósofos, médicos, engenheiros e cientistas que pretendem contribuir para «uma leitura da relação entre ciência e fé fundada, e não ideológica», revela a agência de notícias SIR.

Recordar que «a genética penetra a inteligência do Criador colocada no criado», que a vida é uma realidade «que obedece a leis e ao mesmo tempo aprofunda o Mistério», perspectivar o ser humano enquanto «religioso» e estranho a todo o «reducionismo materialista» constituem algumas das convicções que sustentam a iniciativa.

«Por trás do genoma, com efeito, há um mundo, e, sobretudo, uma pergunta: de Quem nos fala a “inteligência” da vida?»

Entre as mais de duas dezenas de intervenientes encontram-se dois padres especializados em Fìsica, bem como personalidades ligadas à Pontifícia Academia para a Vida, Agência Espacial Europeia, Departamento de Neurociência da Fundação Poliambulanza, e ao projeto internacional SETI (dedicado à procura de vida no cosmo).

“Ciência, genética e fé”, “o contributo das neurociências”, “o nascimento da ciência na Europa cristã e “ciência e vida pré-natal” são alguns dos temas das conferências que se realizam em espaços públicos e eclesiais.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 28.01.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoMendel

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página