Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"Diálogo sobre liberdade e construção da sociedade": Átrio dos Gentios chega ao Uruguai

Imagem

"Diálogo sobre liberdade e construção da sociedade": Átrio dos Gentios chega ao Uruguai

O Átrio dos Gentios, plataforma da Igreja católica para o diálogo entre crentes e não crentes, chega esta sexta-feira à Montevideu, capital do Uruguai, com o tema "Diálogo sobre liberdade e construção da sociedade".

O «Uruguai é considerado um dos países mais seculares do continente americano», salienta o texto de apresentação do encontro, acrescentando que a iniciativa é organizada pela arquidiocese de Montevideu e a colaboração do Ministro dos Negócios Estrangeiros e as autoridades do município.

O programa inicia-se com a conferência "Desafios do processo de secularização", proferida pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, entidade coordenadora do Átrio dos Gentios.

"A laicidade como sinal de identidade da cultura uruguaia" e "Liberdade de educação e construção de uma sociedade plural" são os temas das duas mesas-redondas previstas para a manhã do primeiro dia.

Durante a tarde decorre um painel ecuménico, sobre a "Construção da cidadania no Uruguai de hoje", seguindo-se a homenagem da Universidade Católica do Uruguai ao cardeal Ravasi, que intervirá com a lição "Sob a árvore do bem e do mal. Fé e liberdade".

O biblista italiano, que até 5 de novembro está na vizinha Argentina para outra edição do Átrio dos Gentios, abre os trabalhos do segundo dia, com a intervenção intitulada "Construção de uma sociedade justa".

"A responsabilidade social empresarial e a contribuição do mundo empresarial para a sociedade a partir de uma perspetiva crente e uma perspetiva laica" e "Liberdade de expressão e construção de uma cultura do respeito" constituem as questões em discussão na manhã de sábado.

O Átrio dos Gentios termina à noite com o espetáculo "Zamba por vos".

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 02.11.2015 | Atualizado em 26.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos