Património e arte contemporânea
Diocese do Porto conclui projeto "Viagens com Alma: em torno da herança de Cluny"
O projeto “Viagens com Alma: em torno da herança de Cluny na Diocese do Porto" vai concluir-se a 20 de junho com uma sessão pública no Mosteiro de S. Bento da Vitória, na Cidade Invicta.
O programa inicia-se às 15h00 com cinco comunicações, incluindo a do bispo do Porto, D. Manuel Clemente, seguindo-se a projeção dos filmes “Percusos turísticos", “Viagens com Alma” – Audiowalks de Michele Putortì e “Inventátio”, de Pedro Maia, e, a fechar, uma intervenção musical, anuncia o site da diocese.
O evento prossegue à noite, a partir das 21h30, com a exibição de “Viagens com Alma” e “Inventátio”, terminando com um concerto de Magna Ferreira, Michel Jakaszek e Pedro Maia.
As "Viagens com Alma", que decorreram desde 2010, promoveram a realização do inventário do património em quatro concelhos do distrito do Porto, além de um conjunto de trabalhos artísticos e percursos turísticos.
O objetivo da iniciativa foi «dar a ver o património – material e espiritual – de uma forma apelativa e inovadora, realçando simultaneamente as ligações profundas desta área geográfica à história e à influência da Ordem de Cluny».
Vídeo de apresentação do projeto "Viagens com alma"
Rui Jorge Martins
© SNPC |
11.06.12









