Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Diretor-adjunto da Faculdade de Teologia nomeado consultor de publicações internacionais

Imagem João Manuel Duque | D.R.

Diretor-adjunto da Faculdade de Teologia nomeado consultor de publicações internacionais

João Manuel Duque, diretor-adjunto do núcleo de Braga da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), passou a ser membro do conselho científico de duas revistas teológicas e de uma editora, em Itália e Espanha.

O professor catedrático faz agora parte do Conselho Científico da revista “Teologia”, editada trimestralmente pela Faculdade Teológica de Itália Setentrional, com sede em Milão e dirigida por Pierangelo Sequeri, revela a UCP.

Entre as recentes nomeações inclui-se a pertença ao Conselho Científico da “Salmanticensis”, fundada em 1954 pela Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca, em Espanha, que é publicada três vezes ao ano e tem como diretor Santiago Guijarro Oporto.

O investigador, leigo, tem também assento na Comissão Editorial da coleção “PerConoscenza”, das Edizioni Dehoniane Bologna, que integra o Centro Editorial Dehoniano.

Nascido em Monção, João Manuel Duque, presidente do Centro Regional de Braga da UCP, frequentou os seminários da arquidiocese de Braga e terminou a licenciatura em Teologia na Universidade Católica no ano de 1987.

Concluiu o doutoramento em Teologia Fundamental, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, na Faculdade Jesuíta de Sankt Georgen, em Frankfurt, na Alemanha, com uma tese sobre a filosofia da arte de Hans-Georg Gadamer.

É autor dos volumes “Dizer Deus na pós-modernidade”, “Cultura contemporânea e cristianismo”. “O excesso do dom. Sobre a identidade do cristianismo”, “Homo credens. Para uma teologia da fé” e “Fronteiras. Leituras filosófico-teológicas”.

Teologia, cultura, religião, antropologia, ecumenismo, estética, fé, filosofia, identidade e música, área em que é especialista em virtude da formação que recebeu em órgão e composição, são alguns dos temas refletidos nos livros e dezenas de artigos que assinou.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 08.01.2015 | Atualizado em 25.04.2023

 

 
Imagem João Manuel Duque | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos