Brasil
Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura intervém no Congresso Mundial de Universidades Católicas
O padre José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, é um dos conferencistas do congresso mundial de universidades católicas, que começa esta quinta-feira no Brasil.
"Novos tempos, novos sentidos" é o tema do encontro que reúne em Belo Horizonte cerca de duas mil pessoas de várias partes do mundo, antecedendo a Jornada Mundial da Juventude, marcada para 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
O sacerdote português vai proferir a conferência "Família, amizade, afetividade e sexualidade: desafios para um amor integral", agendada para a manhã de sábado, e que é seguida de um debate e de uma «mesa de discussão».
No domingo, último dia do congresso, o padre Tolentino Mendonça participa na mesa redonda "Universidade, cultura e espiritualidade", ao lado do cardeal ganês Peter Turkson, que participou no conclave que elegeu o papa Francisco e dirige o Pontifício Conselho Justiça e Paz.
As conferências e debates são atravessados por quatro «eixos temáticos»: «Fé e crise de sentido» e «Espiritualidade e comunicação: lócus de construção do humano», além dos temas que vão ser abordados pelo biblista e poeta português.
A organização sublinha que a vivência da fé na cultura tem sido «um desafio para muitos», tornando-se necessário vincar «o papel humanizador das universidades» através de uma educação orientada «para a formação integral».
As universidades católicas devem estar ao serviço «da justiça social e da libertação dos pobres e excluídos», garantindo ainda o acesso «a uma educação de qualidade».
Os participantes vão também debater «o protagonismo juvenil, seja no âmbito do exercício da profissão ou no exercício dialogal numa sociedade marcada pela diversidade cultural, seja no mundo da política ou na busca da construção de uma sociedade mais sustentável, seja participando ativamente da vida eclesial».
Entre os conferencistas, de países como o Brasil, EUA, Chile, França, Espanha, Costa Rica, Índia e Nova Zelândia, inclui-se o arcebispo italiano D. Bruno Forte.
O programa inclui uma "Feira de Universidades", debates, 14 minicursos, 11 painéis, seis fóruns e 11 oficinas, bem como momentos musicais e celebrações eucarísticas, a última das quais em conjunto com a Semana Missionária, promovida pela arquidiocese de Belo Horizonte, marcada para o centro da cidade, ao ar livre.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
18.07.13







