Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Colóquio

Eduardo Lourenço e José Tolentino Mendonça debatem "Luz da Fé e os Desafios das Periferias"

O pensador Eduardo Lourenço e o padre José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, debatem a 17 de setembro, em Lisboa, o tema "Luz da Fé e os Desafios das Periferias".

"Luz da Fé" é o título da primeira encíclica do atual papa, redigida em parceria com o seu antecessor, Bento XVI, enquanto que a palavra «periferia» passou a ser sistematicamente usada no vocabulário católico após a eleição de Francisco, para sublinhar a necessidade de a Igreja se dirigir às pessoas que dela estão mais distantes.

O encontro marca o arranque o ciclo de colóquios 2013/14 organizado pelo Centro de Reflexão Cristã (CRC).

A sessão marcada para as 18h30, com entrada livre, realiza-se na sede do CRC (Rua Castilho, 61 - 2.º dt.º).

As diferenças entre a «luz do mundo» e a luz de Cristo estiveram no centro da homilia que o papa Francisco pronunciou esta terça-feira, na missa a que presidiu na Casa de Santa Marta, no Vaticano.

«Pode conhecer-se tudo, pode ter-se ciência de tudo (…). Mas a luz de Jesus é outra coisa. Não é uma luz da ignorância, não! É uma luz de saber e de sabedoria, mas é outra coisa diferente da luz do mundo», vincou.

«Quantos creem viver na luz e estão nas trevas, mas não se dão conta. Como é a luz que nos oferece Jesus? Podemos conhecer a luz de Jesus porque é uma luz humilde, não é uma luz que se impõe (…). É uma luz que fala ao coração, e é também uma luz que te oferece a cruz», acrescentou Francisco.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 04.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoEduardo Lourenço

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página