Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Educar em família para a arte e cultura: Os afetos podem traduzir-se em objetos poéticos

Imagem

Educar em família para a arte e cultura: Os afetos podem traduzir-se em objetos poéticos

Como se produz cultura dentro da família? Como se dialoga criativamente em família? Como somos artistas e poetas dentro da família? Como é que alimentamos o nosso quotidiano com gestos poéticos, com inventividade, com imaginação? Como é que as famílias são autoras?

Estas foram algumas das interrogações a que o artista plástico Samuel Silva (n. 1983) procura responder no vídeo que apresentamos. A sua exposição inspirou-se em artistas contemporâneos cuja expressão começa no seio familiar, expressando «formas de estar em família criativamente».

Licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde é professor, e colaborador do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, Samuel Silva "vincou" a «força» da infância em família e como determinadas experiências podem marcar decisivamente a sua relação futura com o sentido mais amplo da cultura.

Numa realidade dominada por equipamentos digitais, que os mais novos dominam, continua a fazer sentido recorrer à simplicidade de meios, que a experiência educativa de Samuel Silva diz serem os que melhor continuam a conseguir atrair as crianças.

Durante a sua intervenção, Samuel Silva apresenta obras e evocações com génese na família, mostrando como ela é também inspiradora de arte: Dennis Oppenheim, Paul Klee, Ruy Belo, Alberto Carneiro, Salette Tavares, Dieter Roth, Niki de Saint Phaule, Lourdes Castro e Manuel Zimbro.

 




 

Edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 26.10.2015 | Atualizado em 25.04.2023

 

 
Imagem D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos