Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Espetáculo

EnCantos da minha terra

O padre Ricardo Mónica, da diocese de Santarém, apresenta nos próximos dias 30 de novembro, pelas 21h30, e 1 de dezembro, às 16h00, no Centro Cultural do Cartaxo, o musical «etno-religioso “EnCantos da minha terra”».

O espetáculo «nasceu da recolha etnográfica de orações recitadas e cantadas em Almeirim no inicio do século XX, que depois de terem sido gravadas em CD com o mesmo nome foram encenadas e apresentadas em palco.

O musical, que conta com a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, mostra diversos quadros desde o nascer do dia ao deitar, passando pelas grandes festas cristãs como o Natal, a Quaresma e a Páscoa.

A oração “Deus te salve manhã clara, Deus te salve claro dia…” abre o espetáculo e a jorna. Canta-se “Nome de Maria que tão lindo é, salvai nossas almas que ela vossa é!” e o “Fadinho de Quatro”, entoa-se um cântico à Senhora do Carmo e dança-se o “Fadinho Rodopiado”.

Foto

Na Quaresma evoca-se a Paixão de Cristo com o Bendito Grande, narram-se os passos da Paixão e há solta-se a prece “Onde vens onde vais pecador? Vou seguir os passos ao Nosso Senhor! Vai indo, vai indo…”.

A segunda parte do espetáculo é dedicada ao domingo, iniciando-se ao toque dos sinos para a missa. Terminadas as vindimas há alegria, dança-se, canta-se, deitam-se as “vivas” e reina-se junto do cruzeiro da igreja.

No Natal, à volta do tronco aceso, canta-se a Jesus, trazido pelas crianças: “Pastorinhos do deserto, vinde todos a Belém…”. Uma mulher embala o Menino e lembra “Aquela noite Sagrada”. Em jeito de adoração canta-se o “Já mais alto vai o sol”. As vozes cantam a narração do nascimento do Salvador, ao som do cântico dos esposos.

Foto

O Domingo chega ao fim e aventam-se as orações da noite com o pedido aos anjos da guarda para proteção até ao outro dia.

Os lucros revertem para as obras de beneficiação da igreja paroquial do Cartaxo e para o Agrupamento 1120 do Corpo Nacional de Escutas.

 

 

 

© SNPC | 20.11.11

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página