Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Porto

Escola das Artes prepara 11.ª edição do festival audiovisual "Black & White"

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto) organiza de 21 a 24 de maio a 11.ª edição do Festival Audiovisual Black & White, que exibe vídeos e fotografias a preto e branco.

«Com características únicas a nível mundial, a iniciativa nasceu da necessidade de responder a uma crescente sensibilidade do público para a especificidade do preto e branco, abandonando o preconceito que relaciona esta estética com obras dos primórdios do cinema», refere o site do festival.

A organização reservou uma secção dedicada à criação de ambientes sonoros que remetam para o "preto e branco", além de propor conferências e extensões de outros festivais internacionais.

"O coveiro" (André Gil Mata), "O vazio entre nós" (Miguel Pinho), "Pão" (Mário Lopes), "Peixe: avião" (André Tentugal), "The hipshaker" (Elsa dos Santos) e "Vida tramada" (Salvador Palma, Rui Rodrigues) são as obras de realizadores portugueses na secção de vídeo.

Quatro das seis peças áudio foram também assinadas por autores nacionais, enquanto que na secção de fotografia estão presentes meia dúzia de obras, num total de sete.

O programa, composto por 40 trabalhos, inclui trabalhos da Alemanha, Itália, Argentina, Croácia, Espanha, Canadá, Ilhas Faroé, Bélgica, EUA, França, Reino Unido, Irlanda e Brasil.

A Escola das Artes foi distinguida em março com o prémio de Melhor Escola de Cinema Portuguesa, atribuído no Fantasporto, festival internacional de cinema do Porto, que também elegeu como Melhor Filme Português a obra "José combustão dos porcos", de José Magro, aluno da instituição.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 15.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página