Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Escola de Canto e Órgão da catedral de Santarém organiza jantar e concerto para oferecer bolsas de estudo

Imagem Schola Cantorum da Catedral de Santarém | D.R.

Escola de Canto e Órgão da catedral de Santarém organiza jantar e concerto para oferecer bolsas de estudo

A Schola Cantorum da Catedral de Santarém organiza no próximo sábado um jantar para angariação de fundos, com a refeição a ser preparada por Hélio Loureiro, chefe de cozinha da seleção portuguesa de futebol.

O jantar, que se realiza no Refeitório Jesuíta da sé escalabitana, será seguido de um concerto, executado pelo coro de pequenos cantores da Schola Cantorum, com acompanhamento de órgão positivo por João Vaz e direção de Pedro Rollin Rodrigues.

O programa inclui repertório do Cancioneiro de Elvas (séc. XVI), corais de Bach (1685-1750) de Advento e Natal, e "carols" da tradição britânica, anuncia uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A receita dos ingressos, vendidos a 15 € para adultos e 10 € para comensais até 18 anos, destina-se à atribuição de bolsas de estudo a alunos carenciados do «único coro-escola oficialmente associado a uma catedral em Portugal».

«Fundada em agosto de 2012, a Schola Cantorum da Catedral de Santarém (SCCS) é uma escola de música sacra para rapazes e raparigas com idades compreendidas entre 6 e 18 anos», explica a página da instituição.

O currículo académico «faz da SCCS uma instituição única em Portugal, protagonista na reativação da prática de música litúrgica de qualidade. Para além de assumir uma importante responsabilidade na liturgia da Catedral de Santarém, a SCCS cumpre uma intensa programação de concertos e missas cantadas em Portugal e no estrangeiro». 

«O Ano Letivo de 2015-2016 afigura-se como mais um ano de expansão para a SCCS, com a abertura do Pólo do Ramalhão, que funcionará no Colégio de São José do Ramalhão, em Sintra», escreve o diretor artístico e pedagógico da instituição.

A agenda próxima ficará também marcada pela participação na Digressão Roma 2015-2016 da Federação Portuguesa de Pueri Cantores, para participação no "40º International Congress of Pueri Cantores", acrescenta David Paccetti Correia.

O responsável adianta também que estão previstas duas gravações para a coleção discográfica "Órgãos Históricos de Santarém", em que os pequenos cantores interpretarão missas de canto gregoriano (disco "Igreja Catedral de Santarém") e corais de Johann Sebastian Bach (disco "Igreja da Piedade").

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 24.11.2015

 

Reservas: 912 358 041; producao@scholacantorumcatedralsantarem.pt; instalações da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, no claustro joanino do Edifício da Catedral de Santarém
Schola Cantorum da Catedral de Santarém

 

 
Imagem Schola Cantorum da Catedral de Santarém | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos