Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Escolas católicas apoiam primeiro Festival Literário de Fátima

Imagem

Escolas católicas apoiam primeiro Festival Literário de Fátima

O Colégio de S. Miguel e o Centro de Estudos de Fátima vão acolher parte da programação do primeiro "Tabula Rasa - Festival Literário de Fátima", que decorre entre a próxima quarta-feira e domingo.

A iniciativa temática de periodicidade bienal, organizada pela Junta de Freguesia de Fátima, em parceria com diversas instituições, é dedicada ao tema "A Literatura e a Filosofia".

Antes do início das cerca de 40 conferências que compõem os nove painéis, realiza-se, no primeiro dia, uma mesa-redonda sobre o «panorama cultural» em Portugal, Goa e Timor Leste que reunirá o antigo administrador apostólico de Díli e prémio Nobel da Paz, o bispo D. Ximenes Belo, Fernando Dacosta e Narana Coissoró.

No dia 19, o Centro de Estudos de Fátima, fundada pelas congregações religiosas dos Marianos, Verbitas, Monfortinos e Missionários da Consolata, acolhe o primeiro painel da série "Entre Literatura e Filosofia".

Seguem-se três mesas redondas que encerram o ciclo sobre a realidade cultural no espaço lusófono: Angola, Cabo Verde e Galiza; Macau, Malaca e Brasil; Moçambique, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe.

O Colégio de S. Miguel, integrado na estrutura da diocese de Leiria-Fátima, recebe os trabalhos do dia 20, que no primeiro encontro da manhã compreende a conferência "A fé 'unívoca' de Vitorino Nemésio e a vaguidade poético-metafísica de Teixeira de Pascoaes", por Fernando Cristóvão.

Nos quatro painéis "Entre Literatura e Filosofia" previstos para sexta-feira encontram-se intervenções como "A utopia de Thomas Morus e a História do Futuro do Padre António Vieira" (Manuel Cândido Pimentel), "Da Senhora da Noite à Senhora Vestida de Sol" (Pedro Sinde) e "Numa 'frescura de asas' para o além tempo de Deus" (Samuel Dimas).

No sábado, Fernanda Bernardo apresenta o estudo "Perdão por não querer dizer...". A literatura da Bíblia a Kafka e Derrida.

No último dia decorre a entrega dos prémios “Obras Tabula Rasa 2014-2015” nas categorias Literatura Infanto-Juvenil, Poesia, Ficção e Filosofia, concluindo-se o festival com a entrega do "Grande Prémio Tabula Rasa - Vida e Obra” a Eduardo Lourenço, que profere a conferência de encerramento.

A organização, que nesta edição é comissariada por Renato Epifânio, expressa a «firme intenção de evoluir em edições posteriores para uma versão de duas semanas, com residência de escrita».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 13.11.2015 | Atualizado em 25.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos