Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

"Escutar o Absoluto no Ano da Fé": Renascença promove ciclo de música clássica

A Renascença inicia esta sexta-feira, 9 de novembro, o ciclo "Escutar o Absoluto no Ano da Fé", com o objetivo de dar a conhecer um «conjunto de obras variadas capazes de refletir a vida interior dos seus compositores».

«Ao ouvir música clássica e ao descobrir a sua beleza, é possível descobrir mensagens que podem ser surpreendentemente profundas por expressar um sentimento religioso bem definido, um desejo, uma ânsia ou uma nostalgia do Absoluto», refere o site da emissora católica.

Os encontros que decorrem em Lisboa, pretendem também lembrar que «a fé inspirou muitos compositores e grandes músicos».

Segundo Bento XVI, «a música é capaz de abrir as mentes e os corações à dimensão do espírito e conduz as pessoas a levantar o olhar para o Alto, a abrir-se ao Bem e ao Belo absolutos, que têm a nascente última em Deus».

«A alegria do canto e da música são também um convite constante para os crentes e para todos os homens de boa vontade a empenhar-se para dar à humanidade um futuro rico de esperança», sublinhou.

As sessões, apresentadas pela jornalista Aura Miguel e pelo padre Raffaele Cossa, realizam-se no auditório da Renascença (Rua Ivens, 14), das 21h30 às 22h30.

O Ano da Fé, instituído por Bento XVI, prolonga-se até 24 de novembro de 2013.

 

Programa

9/11: A alegria da fé (Início da música sacra, Vivaldi, Haendel)
11/1: A consistência da fé (Bach)
1/3: O homem e o seu destino (Mozart, Brahms, Berlioz)
3/5: A inquietação do homem sem fé (Wagner)
4/10: A fé como certeza (Nossa Senhora na música)

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 08.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página