Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Etsuro Sotoo

Prémio Michelangelo de escultura para um dos sucessores de Gaudí na basílica da Sagrada Família

O japonês Etsuro Sotoo (n. 1953), que continuou a obra de Gaudí na basílica da Sagrada Família, em Barcelona, ganhou a 15.ª edição do Prémio Michelangelo, uma das mais importantes distinções italianas no âmbito da escultura.

Foi das suas mãos que a partir de 1978 nasceram centenas de peças para a fachada da Natividade e para a recuperação dos claustros do Rosário, danificados por um bombardeamento durante a Guerra Civil espanhola.

Uma das esculturas executadas por Satoo no claustro do Rosário retrata um operário que é tentado a detonar uma bomba; o jovem, no entanto, suspende esse propósito ao fixar o rosto de Maria, no centro do portal (ver imagem em baixo).

A aproximação aos projetos que o arquiteto catalão Gaudí concebeu para a basílica da Sagrada Família levou Sotoo ao batismo.

«A beleza está dentro de nós e não nos museus, porque Deus tocou-nos o coração. O problema do ser humano talvez seja o de não recordar a beleza que há em si», afirmou, citado pela edição desta quarta-feira do jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano.

O prémio vai ser entregue a 29 de julho na cidade italiana de Carrara.

Foto

 

FotoFachada da Natividade

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 25.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página