

 Cartaz (det.) | D.R.
 Cartaz (det.) | D.R.A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) organiza entre 13 e 15 de novembro o colóquio internacional "Catolicismo, modernidade e anti-modernidade (1910-1940).
A Comissão Científica da iniciativa é encabeçada por D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e historiador, sendo composta por Jorge Teixeira da Cunha, Arnaldo de Pinho, António José Queiroz e António Martins da Costa, pertencentes ao Centro de Estudos do Pensamento Português, da Faculdade de Teologia.
Da comissão fazem também parte António Braz Teixeira, Ernesto Castro Leal, Fernando Catroga, João Vila-Chã, José Carlos Seabra Pereira, José Esteves Pereira, Michel Dupuis e Norberto Ferreira da Cunha.
"Metafísica e Religião no pensamento português (1910-1940)", "Criacionismo, positivismo e pós-positivismo", a revitalização da metafísica em Leonardo Coimbra, Vieira de Almeida, Delfim Santos e Sampaio Bruno, "Republicanismo e Catolicismo: Religião cívica e culto da pátria" e "A Imprensa católica entre 1910-1940" são alguns das conferências do primeiro dia.
No dia 14 de novembro serão debatidos temas como "As  aparições de Fátima na recomposição do catolicismo português", "O  catolicismo português e a modernidade 
      da tradição", "A maçonaria e a Igreja Católica: convergências  e divergências" e "Da Faculdade de Teologia de Coimbra à fundação do  Colégio Português em Roma".
O último dia do encontro abre com D. Manuel Clemente ("A partir da Igreja"), prosseguindo com "A partir do Estado: Da Lei da Separação à Concordata", "Catolicismo, modernidade e anti-modernidade em Portugal 1910-40", além de outras conferências.
A sessão de encerramento do congresso, que ocorre antes do almoço, conta com nova intervenção do patriarca de Lisboa.
Rui Jorge Martins
 Cartaz (det.) | D.R.
 Cartaz (det.) | D.R.
    
    
  
  
 
 
 
   
         