Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Faculdade de Teologia organiza colóquio sobre Hildegarda de Bingen, nova Doutora da Igreja

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) organiza a 17 de abril um colóquio sobre Hildegarda de Bingen, a nova Doutora da Igreja.

O encontro começa às 16h00 com o "Contexto histórico, teológico e espiritual da época de Hildegarda de Bingen".

Esta primeira parte conta com ntervenções de Ana Jorge ("A Igreja na História: o século XII), António Martins ("Hildegarda de Bingen, doutora da Igreja: uma antropologia integral em estilo sapiencial) e Teresa Messias ("A aventura espiritual de Hildegarda de Bingen").

"Uma personalidade plurifacetada - escritora, médica e compositora" constitui o título do painel que das 18h30 às 19h30 reúne Maria Antónia Vasconcelos (Literatura), Carlos Pina (Medicina) e Sérgio Peixoto (Música).

«As visões místicas de Hildegarda são ricas de conteúdos teológicos. Referem-se aos eventos principais da história da salvação e utilizam uma linguagem sobretudo poética e simbólica», sublinhou o papa emérito Bento XVI.

Imagem

Hildegarda «ocupou-se de medicina e de ciências naturais, inclusive de música, sendo dotada de talento artístico. Compôs hinos, antífonas e cânticos (...) que eram executados jubilosamente nos seus mosteiros, difundindo uma atmosfera de serenidade, e que chegaram até nós. Para ela, toda a criação é uma sinfonia do Espírito Santo, que é alegria e júbilo em si mesmo», acrescentou.

O título de Doutor(a) da Igreja é atribuído a fiéis que se distinguiram pela santidade de vida, ortodoxia doutrinal e ciência.

A iniciativa, com entrada livre, realiza-se no anfiteatro 1 da Universidade Católica.

 

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 12.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página