Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Festival de Órgão apresenta nove concertos e inaugura restauro de instrumento

Imagem

Festival de Órgão apresenta nove concertos e inaugura restauro de instrumento

O 6.º Festival de Órgão da Madeira, que decorre de 9 a 18 de outubro com apoio da Diocese do Funchal, inclui no programa nove concertos, duas visitas guiadas e uma conferência, bem como a inauguração de um restauro.

O antigo órgão da igreja do Colégio, restaurado ao longo de seis anos pelo mestre organeiro Dinarte Machado, regressa ao ativo a 15 de outubro, revela o sítio "Funchal Notícias".

«Trata-se de um órgão histórico de construção portuguesa, do último quartel do séc. XVIII, que foi adquirido pela Igreja do Colégio à Sé do Funchal, na altura em que a Sé, por seu turno, adquiriu o órgão inglês que lá está», adquirido a uma igreja anglicana em finais do séc. XIX, explicou Dinarte Machado.

Dinarte Machado revelou que tem em mãos a construção de um órgão de coro para a catedral funchalense, no valor de 80 mil euros, que não substituirá o instrumento existente e recuperado, mas complementá-lo-á, servindo sobretudo para a liturgia.

De acordo com o diretor artístico do festival, o organista João Vaz, a iniciativa «continua, por um lado, a explorar a diversidade do património organístico madeirense e, por outro, a oferecer uma programação variada e um leque de artistas de âmbito nacional e internacional».

O concerto de estreia, a 9 de outubro, às 21h30, na igreja de S. João Evangelista (Colégio), tem como intérprete o organista francês Olivier Latry, docente no Conservatório de Música de Paris e organista titular da catedral de Notre Dame, na capital francesa.

A 10, a catedral recebe André Bandeira e o Coro Juvenil da DRE, pelas 21h30, e no dia seguinte o Ludovice Ensemble, com um repertório setecentista de raiz italiana, atua, às 18h00, na igreja de Nossa Senhora da Luz (Ponta do Sol).

O mesmo agrupamento é o protagonista do concerto marcado para dia 12, às 21h30, no Recolhimento do Bom Jesus, no Funchal, enquanto que a 13 de outubro está agendada uma visita guiada aos órgãos das igrejas de S. Pedro (11h00) e da sé (12h00), pelo organista João Vaz e Dinarte Machado.

Também no dia 13 o compositor P. Ignácio Rodrigues, Dinarte Machado e João Vaz proferem uma conferência na Reitoria da Universidade da Madeira, às 18h00.

Ann Elise Smoot toca no órgão da igreja de Santa Luzia a 14 de outubro, pelas 21h30, e no dia 15, à mesma hora, a igreja do Colégio recebe novo concerto, com Élio Carneiro (grande órgão) e Sérgio Silva (órgão de coro).

João Moreira (tenor), Manuel Rebelo (barítono), Sérgio Silva (baixo) e João Vaz (órgão) apresentam-se a 16 de outubro, às 21h30, na igreja de S. Martinho, enquanto que Sérgio Silva toca no dia seguinte, à mesma hora, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Machico, que João Vaz qualifica como «o mais precioso instrumento histórico da Região».

Por fim, a 18 de outubro, o «espaço inigualável» da igreja do convento de Santa Clara, no Funchal, acolhe, pelas 18h00, Lorenzo Ghielmi (órgão e cravo) e Vittorio Ghielmi (viola de gamba).

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 24.04.2023 | Atualizado em 30.09.2015

 

 

 
Imagem
A iniciativa «continua, por um lado, a explorar a diversidade do património organístico madeirense e, por outro, a oferecer uma programação variada e um leque de artistas de âmbito nacional e internacional»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos