Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Diocese de Beja

Festival Terras Sem Sombra de música sacra: 10.ª edição começa a 29 de março

A 10.ª edição do Terras Sem Sombra, festival de música sacra do Baixo Alentejo, promovido pela diocese de Beja, vai começar a 29 de março em Almodôvar, terminando a 5 de julho, em Sines, com a cerimónia de atribuição de prémios.

A revelação foi feita à Rádio Planície por Sara Fonseca, coordenadora da iniciativa organizada pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese, que em 2014 assinala o 30.º aniversário.

Segundo o calendário publicado no site "visitalentejo", o festival vai manter a vertente da salvaguarda da biodiversidade, agendando eventos neste domínio no domingo a seguir a cada concerto, em parceria com organismos de proteção da natureza.

Assim, no dia 30 de março está prevista a atividade "Tesouros ocultos da natureza: preservar os invertebrados da Ribeira do Vascão", em Almodôvar, seguindo-se Grândola (13 de abril), Santiago do Cacém (27 de abril) e Beja, onde o festival regressa, com uma ação a 11 de maio centrada no montado de azinho.

Castro Verde (17 e 18 de maio), Sines (8 de junho), e Moura (29 de junho) completam a agenda ecológica do "Terras Sem Sombra", cujo diretor-geral foi em fevereiro nomeado presidente da administração do Organismo de Produção Artística (Opart), que gere a Companhia Nacional de Bailado e o Teatro Nacional de São Carlos.

O programa vai incidir «nos grandes elementos da música», declarou no final da edição de 2013 o diretor artístico do festival, o italiano Paolo Pinamonti, que de acordo com o site do festival projetou obras que se estendem «desde a polifonia renascentista a Morton Feldmann, no coração da vanguarda da segunda metade do século XX».

A diocese de Beja foi distinguida em 2010 com o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em nome da Igreja católica em Portugal, em virtude do trabalho realizado pelo seu Departamento do Património Histórico e Artístico (cf. Artigos relacionados).

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 24.03.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Festival Terras Sem Sombre
Foto: D.R.

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página