Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Grande órgão de tubos da igreja da Lapa assinala 20 anos

Imagem

Grande órgão de tubos da igreja da Lapa assinala 20 anos

Os 20 anos do grande órgão de tubos da igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, são assinalados hoje, 7 de julho, com a execução de uma seleção de “Grandes Tocatas” para aquele instrumento.

As obras de Diderik Buxtehude, Girolamo Frescobaldi, Juan Cabanilles, Johann Sebastian Bach, Charles-Marie Widor, Jean Guillou e Sergei Prokofiev serão interpretadas, às 21h30, pelo organista francês Henri-Franck Beupérin.

Com cerca de 32 toneladas, 15 metros de altura, 10,5 metros de largura e cinco metros de profundidade, o órgão dispõe de 64 registos, 256 combinações, 4 teclados e 4500 tubos, refere uma nota de imprensa.

O instrumento, considerado o maior órgão de tubos de Portugal, foi construído pelo alemão Georg Jann, que o qualificou como a sua obra-prima, tendo custado um milhão de euros na moeda atual; metade dessa verba foi angariada por donativos da comunidade.

A 17 de julho, a igreja da Lapa evoca o 259.º aniversário da sua primeira pedra, assinalando com o “Requiem op. 9” de Maurice Duruflé, interpretado pelo Coro Polifónico da Lapa e o organista António Esteireiro, com direção musical de Filipe Veríssimo.

 

 

Rui Jorge Martins
Vídeo: RTP
Publicado em 07.07.2015 | Atualizado em 24.04.2023

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos