A teologia visual da beleza
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Pintura

Grão Vasco e o retábulo-mor da sé de Lamego

Restam atualmente cinco painéis da obra do pintor viseense Vasco Fernandes, conhecido por Grão Vasco: “Criação dos animais”, “Anunciação”, “Visitação”, “Circuncisão” e “Apresentação do Menino no templo”.

O contrato da obra, assinado em 1506, revela as preocupações do adquirente, o bispo D. João de Madureira, sendo explícitas orientações artísticas de gosto. A natureza dos materiais a aplicar revelam preocupações que denunciam a desejada ostentação e aparato, refere a investigadora que estudou os painéis, Joana Salgueiro.

O vídeo a seguir apresentado foi extraído do DVD “Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal”, produzido pelo Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, integrado na Universidade Católica Portuguesa (Porto).

O estudo baseado em artistas dos séculos XVI a XXI foi iniciado em 2009, com o objetivo de «aprofundar o conhecimento sobre determinada obra, sobre o próprio pintor, sobre a corrente artística em que cada um se insere e a forma como os materiais e as técnicas de execução foram evoluindo, ao longo dos tempos».

 

 

 

© Universidade Católica Portuguesa | 16.11.11

Imagem
Retábulo da sé de Lamego (det.)

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página