Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Capital Europeia da Cultura 2012

Guimarães recebe exposição sobre "O Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus"

A exposição "Elegância, Moda e Fé. O Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus", que integra a programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, foi inaugurada esta sexta-feira no Museu de Alberto Sampaio.

Os cortes dos trajes respeitam a moda barroca do século XVIII, com «rendas e aplicações, bordados em oiro e a adição de jóias magníficas, testemunhas do período do oiro do Brasil», refere o site da Capital Europeia da Cultura.

No centro estão «as três principais figuras do presépio: o Menino, deitado no seu berço; a Virgem, coroada Rainha de Portugal; e São José, segurando uma açucena, símbolo da elegância, da graça e da pureza».

Esta «coleção única»,  composta por vestes bordadas por princesas e infantas de Portugal, pertence à Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e do Senhor dos Santos Passos, assinala a página do Museu de Alberto Sampaio.

Os visitantes podem também apreciar a coroa da Virgem, doada pelo rei D. João V, e o resplendor de S. José, oferecido pelo filho do mesmo monarca. 

A mostra pode ser vista até 31 de março, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

Imagem

 

 

© SNPC | 09.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoMuseu de Alberto Sampaio

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página