Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Igreja católica entrega a Walter Osswald o Prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes

Imagem Walter Osswald | D.R.

Igreja católica entrega a Walter Osswald o Prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes

A Igreja católica, através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), entrega este sábado o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes a Walter Osswald, professor jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especialista em Bioética.

A cerimónia, para a qual foram convidados os bispos residenciais de Portugal, realiza-se às 16h30, em Fátima, na Casa Domus Carmeli, concluindo a 12.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, dedicada ao tema "Cultura e economia - Implicações e desafios".

Na ata do júri (cf. Artigos relacionados) é salientada «a exemplar conjugação de rigorosa comunicação de conhecimento e de pertinente exigência axiológica (fundada numa antropologia e numa mundividência assumidamente católicas)» de Walter Osswald.

Os jurados realçam também «a primorosa qualidade literária» do discurso do investigador, doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Coimbra, bem como «a generosa militância em movimentos e serviços da Igreja (por vezes com responsabilidades de direção em organismos nacionais e internacionais)».

«Walter Osswald distingue-se pela superior qualidade do saber científico, pela fecundidade e coerência do pensamento (particularmente na conexão de Bioética, Filosofia e Direito) e pelo sentido da presença nos grandes debates ético-sociais – talentos e virtudes que transparecem nas centenas de conferências proferidas e de trabalhos publicados», acrescenta o júri.

A sessão inicia-se com a leitura da ata da reunião do júri, pelo diretor do SNPC, José Carlos Seabra Pereira, seguindo-se a palavra do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, o bispo D. Pio Alves, que logo depois entrega a Walter Osswald a escultura "Árvore da Vida", concebida por Alberto Carneiro.

O ato de entrega prossegue com a entrega a Walter Osswald de 2 500 euros, verba patrocinada pelo grupo Renascença Comunicação Multimédia, e termina com a intervenção do premiado.

O Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, atribuído para destacar um percurso ou obra que refletem o humanismo e a experiência cristã, é patrocinado pelo grupo Renascença Comunicação Multimédia.

O júri da 12.ª edição do Prémio foi composto por D. João Lavrador, bispo coadjutor de Angra e membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, padre António Vaz Pinto, S.J., diretor da revista "Brotéria" e jesuíta, como o padre Manuel Antunes, Guilherme d'Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, padre Américo Aguiar, vice-presidente do Conselho de Gerência do grupo Renascença, e José Carlos Seabra Pereira.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 04.06.2016

 

 
Imagem Walter Osswald | D.R.
Os jurados realçam «a primorosa qualidade literária» do discurso do investigador, doutor "Honoris Causa" pela Universidade de Coimbra, bem como «a generosa militância em movimentos e serviços da Igreja (por vezes com responsabilidades de direção em organismos nacionais e internacionais)»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos